Em 20 anos, PCdoB é sigla com mais deputadas na liderança. Veja lista

Em 20 anos, PCdoB é sigla com mais deputadas na liderança. Veja lista

Em 20 anos, PCdoB é sigla com mais deputadas na liderança. Veja lista

Entre 2003 e 2024, apenas 26 mulheres ocuparam cargos de liderança partidária na Câmara dos Deputados. Número representa apenas 9% do total

imagem colorida mostra deputadas jandira, joenia e samia na câmara dos deputados - Metrópoles

Levantamento realizado pelo Metrópoles aponta que, nos últimos 20 anos, a Câmara dos Deputados teve apenas 26 mulheres em cargos de liderança partidária. O número representa apenas 9% do total. No mesmo período, 268 deputados do gênero masculino ocuparam o posto de líderes de partido.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi a sigla onde mais mulheres ocuparam cargo de liderança dentro do período analisado, com sete líderes. Depois, o Partido Socialismo e Liberdade (PSol), com cinco; e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), com três. Mulheres também foram líderes duas vezes dentro do bloco PSB-PCdoB e da Minoria na Câmara.

O cargo de líder partidário é importante para as movimentações das bancadas do Congresso. O deputado ou deputada que exerce a função participa do chamado Colégio de Líderes, órgão que, junto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), define a pauta das votações em plenário.

Além disso, as lideranças têm a função de orientar o posicionamento de suas bancadas durante as votações em plenário, além de indicar os membros do partido que vão integrar as comissões temáticas da Casa.

 

O levantamento realizado pelo Metrópoles contou com informações da base de dados abertos da Câmara dos Deputados, coletadas em março deste ano. A pesquisa levou em consideração o período que abrange da 52ª à 57ª Legislatura, ou seja, de 2003 a 2024.

Foram consideradas líderes e representantes de partidos, federações, blocos partidários, maioria, minoria, governo e oposição. Pelas regras da Câmara, somente partidos com ao menos cinco integrantes têm direito à liderança. As siglas que não atingiram a cota podem indicar um representante para orientar votações ou falar durante as Comunicações de Lideranças.

Veja:

 

Arte/Metrópoles

imagem colorida mostra mulheres lideres camara dos deputados - Metrópoles

Arte/Metrópoles

imagem colorida mostra mulheres lideres camara dos deputados - Metrópoles

Arte/Metrópoles

 

 

Líderes da legislatura atual

Atualmente, a Câmara dos Deputados está na 57ª Legislatura, que começou em 2023 e vai até 2027. Entre o ano passado e este ano, a Casa teve apenas 3 líderes ou representantes mulheres: Adriana Ventura, representante do Novo eleita por SP; Bia Kicis, líder da minoria eleita pelo PL do DF; e Erika Hilton, líder da federação PSol/Rede eleita por SP.

Nos 20 anos analisados, a Legislatura com o maior número de lideranças do gênero feminino foi a 54ª, que abrangeu o período de 2011 a 2015. O número, no entanto, ainda é muito baixo se comparado ao de líderes masculinos: foram apenas 8 mulheres e 69 homens no cargo.

A legislatura com o menor número de líderes partidárias do gênero feminino no período analisado foi a 52ª, de 2003 a 2007, com apenas 2 mulheres e 53 homens.

Deputadas contam experiência

Deputadas procuradas pelo Metrópoles pontuam que a dificuldade em ocupar espaços de poder dentro do Congresso Nacional reflete o machismo no Brasil.

“Na sociedade, a cultura machista, a cultura misógina, a cultura de fragilização e de desconfiança da competência das mulheres é algo que acaba se expressando na liderança das empresas, no comando de bancos, no comando de várias espaços de poder e que de fato não refletem o que nós somos como competência, o que nós somos como maioria populacional e a nossa capacidade de desenvolver tudo aquilo que a gente faz”, afirmou Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A deputada foi líder do PCdoB entre 2014 e 2015, e líder da minoria na Câmara dos Deputados em 2016 e 2019. Ela passou 906 dias ocupando cargos de liderança na Casa, e ocupa o segundo lugar no ranking de parlamentares que ocuparam o posto nos últimos 20 anos, perdendo apenas para Joenia Wapichana (Rede-RR).

Jandira destaca a atuação feminina no PCdoB, e afirma que todas as parlamentares da sigla foram líderes de bancada. Segundo a deputada, no entanto, o espaço não é o mesmo em todas as siglas. Ela também ressalta as dificuldades de ocupar o posto.

“A minha experiência na liderança não foi fácil, nunca foi, porque numa casa masculina e gradativamente conservadora cada vez maior, né? Então não é fácil, a gente tem que se impor mesmo, fazendo um esforço grande pra essa imposição acontecer”, concluiu.