Coreia do Norte dispara míssil em meio a aumento de tensões

Coreia do Norte dispara míssil em meio a aumento de tensões

Coreia do Norte dispara míssil em meio a aumento de tensões
Ju-min Park e Makiko Yamazaki
 

 

A Coreia do Norte disparou o que pareceu ser um míssil de alcance intermediário no mar neste domingo, disseram Coreia do Sul e Japão, no exato momento em que as tensões aumentam após os recentes lançamentos de um míssil balístico intercontinental e do primeiro satélite espião militar por parte de Pyongyang.

A Coreia do Norte intensificou a pressão sobre Seul nas últimas semanas, declarando que o vizinho do sul é o seu "principal inimigo", dizendo que o Norte nunca se reunirá com o Sul e prometendo aumentar a sua capacidade de realizar um ataque nuclear dirigido aos Estados Unidos e a seus aliados no Pacífico.

A altitude máxima era de pelo menos 50 km, e o míssil parecia ter caído fora da zona econômica exclusiva do Japão, disse o Ministério da Defesa do Japão, que classificou o lançamento como uma violação das resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em novembro, a Coreia do Norte afirmou ter testado com sucesso motores de combustível sólido concebidos para mísseis balísticos de alcance intermediário.

Em dezembro, o país alegou ter testado o seu mais novo míssil balístico intercontinental para avaliar a prontidão de guerra da sua força nuclear contra o que chamou de crescente hostilidade dos EUA, à medida que Washington e seus aliados começaram a operar um sistema de dados de mísseis compartilhados em tempo real.

Soldados norte-coreanos voltaram a levar armas pesadas para a Zona Desmilitarizada ao redor da fronteira Norte-Sul e restauraram postos de guarda que os dois países haviam extinguido, isso depois que Seul suspendeu parte de um acordo militar de 2018 entre as duas Coreias em um protesto contra o lançamento do satélite espião por parte de Pyongyang.

As Coreias do Norte e do Sul continuam tecnicamente em guerra porque a Guerra da Coreia, que aconteceu entre 1950 e 1953, terminou num armistício e não em um tratado de paz.

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/coreia-do-norte-dispara-missil-em-meio-a-aumento-de-tensoes,fc6ebfe717bbb2084474f1bd3fac4c0buuyv9xu0.html?utm_source=clipboard