Bolsonaristas preparavam auto atentado no 07 de setembro para culpar a esquerda

Bolsonaristas preparavam auto atentado no 07 de setembro para culpar a esquerda

Bolsonaristas preparavam auto atentado no 07 de setembro para culpar a esquerda, gerar o caos nacional e adiar as eleições.

Por ELIZE MELLONI e KHATARINA GARCIA

 

 

Grupos de Extrema-Direita vinculados a células bolsonaristas e grupos neonazistas estariam armando atentados para culpar a esquerda, tornar Bolsonaro vítima e adiar as eleições.

 

AGNOT 02/08/22: - EM e KG – Segundo informações que circulam nos meios dos próprios órgãos de inteligência e segurança do governo e descoberto por estes através de um telefonema anônimo de militantes da esquerda infiltrados dentro de grupos de extrema direita, os serviços de inteligência da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência e das próprias Forças Armadas, conforme comprovaram, continuam investigando uma possível ação de grupos bolsonaristas, de extrema-direita e de caráter nazista, objetivando praticar um auto atentado no dia 07 de setembro próximo que se desenrolariam em três atos: o primeiro num possível "atentado" ao presidente Jair Bolsonaro, que estaria super protegido mas seria atingido por algum artefato que não lhe faria nenhum mal, mas para passar a impressão de um atentado e lhe tornar vitima, tal como aconteceu com a facada suspeita nas eleições passadas; segundo um atentado aos militares durante o desfile militar para gerar revolta nos quartéis e estes se unirem em torno da figura do presidente e apoiar um golpe; e terceiro um outro atentado desta vez contra civis para geral uma comoção social e apoio ao presidente, uma vez que os atentados seriam  creditado a setores da esquerda, especialmente a militantes do PT, PCdoB, PSOL,  PSB e ao PCO

Diversos órgão da imprensa comentaram a descoberta da conspiração bolsonarista.

O Site 247 citando a Veja, diz que “a suspeita é de que radicais ataquem os próprios bolsonaristas, em uma tentativa de culpar a esquerda e gerar pânico para mudar os rumos da eleição." O jornalista Matheus Leitão, em artigo publicado no portal Veja, informa sobre um possível auto atentado articulado por bolsonaristas para tentar criar um factoide contra o PT.

O jornalista Cesar Calejon, em artigo publicado hoje em vários órgãos de imprensa do país escreve que: “a crescente possibilidade de um ato desesperado por parte do bolsonarismo, pode se materializar por meio de um auto atentado a ser perpetrado durante as próximas semanas, mas, principalmente, no dia 7 de setembro, o que traria uma carga simbólica enorme e teria o potencial de sensibilizar parte expressiva da nação com o intuito de criminalizar o PT e os partidos à esquerda no espectro político e ideológico”. 

Diz ele ainda que “Hoje, o jornalista Matheus Leitão, em texto publicado no portal Veja, abordou essa questão. Segundo o jornalista, “(...) órgãos de inteligência estão investigando uma suspeita de ataques ao 7 de setembro com viés golpista – e o intuito de criar um factoide político para mudar o curso da eleição de 2022 – envolvendo grupo radicais de direita. (...) O ato criminoso seria realizado para ferir os próprios bolsonaristas, gerar pânico na sociedade e, em seguida, colocar a culpa na esquerda. A suspeita foi confirmada por dois oficiais desses órgãos de inteligência à coluna, com longo serviço prestado ao país, mas sem nenhum viés ideológico”.

De diferentes formas, narrativas golpistas elaboradas com base em factoides fazem parte da tradição política do Brasil. Aconteceu em 1937 (Plano Cohen), em 1964 (Golpe Militar), em 1989 (caso do sequestro Abílio Diniz), em 2016 (Lava Jato) e em muitas outras ocasiões. Neste contexto, esvaziar a possibilidade de um auto golpe do bolsonarismo é a mais urgente e importante tarefa do campo progressista ao longo das próximas semanas”.

Outras informações estão sob sigilo dos órgãos de segurança que já identificaram alguns dos prováveis terroristas de extrema direita e aguardam o momento certa para prende-los.

Uma fonte segura que falou sob condição do anonimato ligada aos serviços militares de Contrainteligência garantiram que “a sociedade está atenta ao desenrolar dos acontecimentos, mas isso são ações que dificilmente chegam ao seu conhecimento e nem devem ser debatidas em público, porem como estes órgãos são instituições de Estado, de caráter permanente, e não de governos, que são transitórios, seus agentes estarão de prontidão em defesa da democracia, contra qualquer atentado que pseudos donos do poder se achem no direito de fazer. Obedecemos somente a Constituição, as leis aprovadas no Congresso Nacional e cumpriremos qualquer ordem do Supremo Tribunal.” numa rara advertência ao poder Executivo e num discreto tom de recado ao Presidente da República. A fonte não quis se identificar por ser um oficial de alta patente das Forças Armadas.

Fontes ligadas a RENIC – Rede Nacional de Inteligência Cidadã, não quiseram comentar o episódio, mas existem rumores de que foram seus “agentes” infiltrados dentro de grupos de Direita que alertaram a outros “agentes” seus dentro dos órgãos de inteligência e simultaneamente repassaram a informação a imprensa para que o assunto não caísse no esquecimento e passasse a ser investigado e ao mesmo tempo chegasse ao conhecimento da opinião pública e os atentados fossem evitados. Uma fonte dos órgãos militares não confirmou, mas tambem não negou que o trabalho de coleta de informações foi da RENIC que não tem qualquer poder legal para agir e só poderia fazê-lo da forma como agiu, passando a informação a mídia e aos órgãos de inteligência através de contatos dentro da área institucional.

RENIC – O "Serviço Secreto da Esquerda".

O que é a RENIC? Quem são seus agentes e qual seu modus operandi?

RENIC é a abreviatura da Rede Nacional de Inteligência Cidadã, uma teia que forma uma ciranda de militantes de esquerda, de trabalho voluntário e de vigilância permanente dos agentes públicos e dos órgãos do governo criada após o golpe de 2016. Atua para coletar, analisar e disseminar informações colhidas contra políticos corruptos do governo Bolsonaro que precisam ser divulgadas e de interesse público e de proteção dos movimentos sociais e organizações populares que são muitas vezes perseguidos pelo governo. Não tem uma sede física e nem tem chefes. Se formam dentro de algum órgão público ou empresa mista ou privada e seguem um manual de orientação o qual somente quem pertence a rede tem acesso a ele. Tem um vasto poder de divulgação através de blogs e sites. 

Conforme um colaborador da RENIC, tambem considerado um de seus principais estrategistas ”a RENIC não tem ”infiltrados” nos órgãos públicos, dentro do governo para derruba-lo como alguns órgãos de segurança assegurama RENIC tem recrutados no serviço público, para bem servir ao interesse nacional e na defesa de nossa soberania que está ameaçada pelo governo fascista e entreguista de Bolsonaro”. Mais adiante afirmou tambem que: “um dos papeis da RENIC é proteger os movimentos sociais, lhes repassar informações para que possam montar suas estratégias de ação e lutas”.

Essa mesma fonte assegura que se costumou chamar os colaboradores da RENIC de “agentes” porque eles são homens e mulheres de campo, que atuam de forma reservada e secreta, para não serem reprimidos, voluntariamente, em defesa de uma causa, que é a democracia brasileira, sem receber qualquer remuneração a não ser o próprio salário já que em sua maioria são servidores públicos concursados ou ocupando DAS. Tambem comparam o governo Bolsonaro com o governo de Vichi, do Marechal Petain, na França colaboracionista.”. Por isso estão vigilantes.

Conforme ainda a mesma fonte, o modus operandi da RENIC não difere muito dos demais órgãos de inteligência institucional, apenas que aqueles são órgãos do Estado que vigiam a sociedade, e a RENIC é um serviço de voluntários e militantes da Sociedade, treinados na área de Inteligência para vigiar o Estado, "totalitário e policial o qual o Brasil de hoje vive e quer se livrar.”. Afirmou.

Por outro lado, uma das articuladoras da RENIC, da área financeira e que recolhe informações sobre sonegação de impostos e gastos presidenciais afirmou que "ainda vai estourar muitos escândalos sobre a família presidencial em breve.". Finalizou.

AGNOT 02/08/22: - EM e KG