Atitude antiliberal de Bolsonaro mostra fraqueza de candidatos de centro

A adesão de Bolsonaro às ideias liberais e à ortodoxia econômica fez com que conquistasse eleitores do PSDB e conseguisse vencer no 1º turno em 2018

Atitude antiliberal de Bolsonaro mostra fraqueza de candidatos de centro

Atitude antiliberal de Bolsonaro mostra fraqueza de candidatos de centro

1A adesão de Bolsonaro às ideias liberais e à ortodoxia econômica fez com que conquistasse eleitores do PSDB e conseguisse vencer no 1º turno em 2018Marcos Santos/USP Imagens


 

Opresidente Jair Bolsonaro decidiu remover Roberto Castello Branco do comando da Petrobras. Deixou claro que fez isso porque considera excessivos os aumentos nos preços de combustíveis. Também pensou em demitir o chefe do Banco do Brasil André Brandão, por planejar fechar agências e demitir. Desistiu, mas há sinais de que voltará à carga contra o chefe do BB.

As decisões desses 2 executivos foram na linha de valorizar as empresas para seus acionistas. A ideia é prepará-las para um dia –não há meta temporal— vender completamente as ações do governo. É assim que pensa o economista liberal Paulo Guedes, que escolheu os presidentes da Petrobras e do BB.

Guedes perde espaço no governo. E a ideia de um Bolsonaro liberal perde mais valor que as ações do BB, da Petrobras e de outras estatais diante dessas incertezas. Talvez de modo um pouco exagerado. Tanto na Petrobras quanto no BB não se sabe exatamente o quanto será a exigência do governo, o acionista majoritário, em termos de política de preços, no primeiro caso, e de enxugamento da estrutura, de outro. A intervenção por enquanto é apenas retórica.

Bolsonaro não foi liberal durante quase toda a sua carreira como deputado federal. Aproximou-se de Guedes e do liberalismo em 2018 porque no começo daquele ano poucas pessoas acreditavam que ele poderia chegar ao 2º turno.

Bolsonaro precisava dos votos de centro-direita, que tradicionalmente eram do PSDB desde 1994. Para isso era necessário parecer alinhado com o pensamento que tem apoiadores em parte da classe média dos grandes centros urbanos.

É a ideia de que, para o país crescer, precisa aumentar a produtividade, o que passa pela redução do tamanho do Estado. Isso exige gastar menos com a máquina pública e vender empresas, afinal não é papel do governo gerenciá-las. Enquanto isso não for feito, as estatais precisam ter administração profissional, como se privadas fossem. Não é muita gente que defende essas ideias no Brasil. Mas o grupo era grande o bastante para dar a consistência de que Bolsonaro precisava para conquistar uma vaga no 2º turno.

A parte política da equação funcionou. O PSDB esteve pelo menos no 2º turno nas  6 eleições de 1994 a 2014. Mas em 2018 Geraldo Alckmin chegou em 4º lugar com raquíticos 4,76% dos votos. Bolsonaro chegou em 1º lugar e venceu no 2º turno.

PERDA DE ESPAÇO DO PSDB

Bolsonaro deveria continuar de olho nesses eleitores, certo? Certo. Só que esse alinhamento da classe média urbana com o PSDB não existe mais. Resta um pouco, na cidade de São Paulo. Mas não no país como um todo. Então conquistar ou manter esse apoio deixou de ser algo prioritário.

 

 

Pesquisa do PoderData de dezembro mostrou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com meros 3% de intenção de voto. Luciano Huck e Sergio Moro, ambos sem partido, tinham respectivamente 9% e 7%. Bolsonaro tinha 36%.

Fernando Haddad (PT) tinha 13%. Para os aliados de Bolsonaro o melhor cenário é um segundo turno contra ele ou outro petista.

Defender a limitação de aumento de combustíveis e o recuo de enxugamento do BB é uma pauta petista. Bolsonaro busca neutralizar desde já o provável adversário no 2º turno.

A aposta dos bolsonaristas é que a classe média que migrou dos tucanos para o presidente seguirá com ele no 2º turno, e muitos antes, no 1º. Porque, afinal de contas, se o presidente não é completamente liberal, defende ao menos parte dessa pauta. Conseguiu que o Congresso aprovasse a autonomia do Banco Central. E agora apoia a desvinculação do Orçamento, sem direcionar um patamar mínimo para educação e saúde.

CONCESSÕES DO PT NO PASSADO

O PT também já fez concessões ao liberalismo o passado: na campanha de 2002 e no 1º mandato de Lula. O ajuste fiscal levou o governo até a fazer superavit primário, quando as despesas, descontados os juros, são menores que as receitas. Esse princípio de equilíbrio fiscal é uma preocupação dos economistas ortodoxos, liberais.

Na campanha de 2002, era uma maneira de o PT parecer amigável para uma parte do eleitorado, um pouco como fez Bolsonaro em 2018. No começo do governo ide Lula, o alvo eram os investidores. E realmente a economia cresceu muito.

Mas tudo isso começou a ser deixado de lado no 2º mandato de Lula e foi completamente enterrado no governo de Dilma Rousseff.

O PT pós-Dilma se aproximou ainda mais de seu ideário original de esquerda. Parece uma miragem hoje o partido voltar algum dia a defender a ortodoxia econômica. Os petistas só pensam em atrair os eleitores que querem o Estado protetor. Afinal são os que podem levar o partido a ter alguma força no próximo ano. Só que Bolsonaro também está de olho neles. Os caminhoneiros que reclamam do preço do diesel são só uma parte pequena disso.

 

Autores

Paulo Silva Pinto

Paulo Silva Pinto

Formado em jornalismo pela USP (Universidade de São Paulo), com mestrado em história econômica pela LSE (London School of Economics). No Poder360 desde fevereiro de 2019. Foi repórter da Folha de S.Paulo por 7 anos. No Correio Braziliense, em 13 anos, atuou como repórter e editor de política e economia.