Arquirrivais, Arábia Saudita e Irã concordam em encerrar anos de hostilidades

Arquirrivais, Arábia Saudita e Irã concordam em encerrar anos de hostilidades

Arquirrivais, Arábia Saudita e Irã concordam em encerrar anos de hostilidades

Riad e Teerã planejam reabrir suas embaixadas dentro de seis meses em acordo mediado pela China

Adoradores participam de uma manifestação para protestar contra a execução de Sheikh Nimr al-Nimr em 8 de janeiro de 2016 em Teerã, Irã. Adoradores participam de uma manifestação para protestar contra a execução de Sheikh Nimr al-Nimr em 8 de janeiro de 2016 em Teerã, Irã.Majid Saeedi/ Getty Images

 

 

Arábia Saudita e o Irã anunciaram nesta sexta-feira (10) que concordaram em restabelecer relações diplomáticas após sete anos de hostilidade, em um acordo entre os arquirrivais regionais que pode ter amplas implicações para o Oriente Médio.

Riad e Teerã planejam reabrir suas embaixadas dentro de dois meses em um acordo mediado pela China, Arábia Saudita e Irã disseram em um comunicado conjunto após negociações em Pequim nesta sexta-feira.

Eles também planejam reimplementar um pacto de segurança assinado há 22 anos, segundo o qual ambas as partes concordaram em cooperar em terrorismo, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, além de reviver um acordo comercial e tecnológico de 1998.

O anúncio desta sexta também é uma vitória diplomática para a China em uma região do Golfo que há muito é considerada parte do domínio de influência dos EUA.

Isso ocorre quando o governo Biden tenta obter sua própria vitória no Oriente Médio, tentando negociar um pacto de normalização entre Israel e a Arábia Saudita.

As negociações estavam em andamento desde 6 de março em Pequim entre o chefe da segurança nacional iraniana, Ali Shamkhani, o conselheiro do conselho de segurança nacional saudita, Mosaed Bin Mohammad Al-Aiban, e o principal diplomata da China, Wang Yi, segundo a mídia estatal iraniana.

O vídeo da cerimônia de assinatura transmitido pela mídia iraniana mostrou oficiais sentados ao redor de mesas em lados opostos com as bandeiras da Arábia Saudita, Irã e China ao redor deles.