Após anúncio de pedido de extradição, Bolsonaro é internado em hospital nos Estados Unidos

Após anúncio de pedido de extradição, Bolsonaro é internado em hospital nos Estados Unidos

Após anúncio de pedido de extradição, Bolsonaro é internado em hospital nos Estados Unidos

 

© Foto / Twitter / Jair Bolsonaro

Sputnik – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no hospital AdventHealth Celebration, nas imediações de Orlando, na Flórida, no começo da tarde desta segunda-feira (9). A alegação é a de que o político estaria com “fortes dores abdominais”.

As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim no jornal O Globo.

A internação ocorre logo em seguida à divulgação de que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a imediata extradição de Bolsonaro e, em caso de recusa, a prisão preventiva do ex-chefe do Executivo, o que lhe daria a condição de foragido da Justiça do Brasil.

Calheiros pediu ainda que Bolsonaro fosse investigado no inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos, que corre no STF desde o ano passado.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe apoiadores em condomínio na região de Orlando, nos Estados Unidos, em 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023

 

‘Está se escondendo’: deputados dos EUA defendem extradição de Bolsonaro

O ex-presidente já foi hospitalizado devido a dores abdominais ao longo de seu mandato. O problema é recorrente desde que ele sofreu uma facada durante sua campanha eleitoral em 2018. Sua última internação ocorreu em novembro do ano passado, no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

Bolsonaro viajou para os EUA em 30 de dezembro, um dia antes de seu mandato como presidente da República se encerrar e usando seu passaporte diplomático.

Da Flórida, o ex-presidente se esquivou da responsabilidade sobre os atos de vandalismo ocorridos em Brasília ontem (8), além de rebater as acusações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o movimento que prega um golpe de Estado no Brasil.

O presidente dos EUA, Joe Biden (C), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (D), e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (E), chegam para a Cúpula de Líderes da América do Norte (NALS) na Sala Leste da Casa Branca em Washington, DC, 18 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023

 

Até o começo da tarde desta segunda-feira (9), por volta de 1.500 pessoas foram presas, segundo informações do Ministério da Justiça. Flávio Dino, que chefia a pasta, vai fazer um pronunciamento nacional às 15h00 de hoje.

O acampamento bolsonarista em Brasília foi desmobilizado por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes.