Após 15 anos da descoberta do pré-sal, Petrobrás enfrenta o desafio de tentar explorar Margem Equatorial

Após 15 anos da descoberta do pré-sal, Petrobrás enfrenta o desafio de tentar explorar Margem Equatorial

Após 15 anos da descoberta do pré-sal, Petrobrás enfrenta o desafio de tentar explorar Margem Equatorial

Para especialistas, somente a ida para o litoral Norte pode garantir que o Brasil, que responde por 3% da produção mundial de petróleo, continue forte entre os grandes produtores.

Plataforma de petróleo Plataforma de petróleo (Foto: Agência Petrobrás)

 

247 - No ano em que a produção de petróleo na camada do pré-sal completa 15 anos, a Petrobrás enfrenta um novo desafio para renovar suas reservas e manter o Brasil entre os maiores produtores mundiais de petróleo, posição que somente o avanço sobre a Margem Equatorial teria condições de preservar. A margem, que vai do litoral do Rio Grande do Norte ao do Amapá, é encarada pela indústria como a última grande fronteira brasileira de exploração de óleo e gás. Especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, apontam que somente a ida para o litoral Norte do País pode garantir que o Brasil continue forte entre os grandes países produtores do mundo nas próximas décadas. O País responde hoje por 3% da produção global.

O primeiro óleo do pré-sal, uma região que se estende de Santa Catarina ao Espírito Santo sob uma espessa camada de sal, foi extraído em 2 de setembro de 2008, dois anos após a descoberta do primeiro campo da província pela Petrobras, em 2006. Hoje, o pré-sal já representa 78% da produção da estatal.

Das 57 plataformas da Petrobras, 31 estão instaladas em campos do chamado “Polígono do pré-sal”, e mais 11 serão instaladas para produzir até 2027. Além do grande volume extraído nesses campos, a qualidade do óleo é mais leve do que o Brasil explorava até a descoberta, e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos principais campos — Tupi, Búzios e Mero — ficam abaixo da média mundial, o que torna o óleo mais atrativo em tempos de transição energética.

“O pré-sal mudou a cara da Petrobras e do País. O Brasil passou a ser o 10º produtor de petróleo do mundo e hoje é o maior exportador da América Latina. Mas, a partir de 2030, 2031, essa produção começa a cair, e não há mais campos grandes para leiloar no pré-sal. Por isso a preocupação de explorar a Margem Equatorial”, diz Adriano Pires, ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e hoje sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

A ex-diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, afirma que a ficha sobre a potência do pré-sal caiu aos poucos. Ela era superintendente de exploração da agência quando, pouco mais de um ano depois da descoberta, o geólogo Mario Carminatti chegou ao seu gabinete para submeter um plano de avaliação para Tupi.

“Ele (Carminatti) mostrou que ali havia algo diferente do que estávamos acostumados. Então, queria uma área de avaliação bem maior, próxima a 1,2 mil quilômetros quadrados, quando o normal era um terço disso”, afirma. Segundo Chambriard, a ANP já vinha estudando as potencialidades da descoberta e havia expectativas de oportunidades grandes. Mas o primeiro poço não foi espetacular, tinha algo como 64 metros de espessura de hidrocarbonetos. Quando Tupi começou a ser desenvolvido, porém, foram encontrados poços com mais de 200 metros de espessura de hidrocarbonetos.

“A partir de então o Brasil ganhou definitivamente as atenções da indústria mundial. O pré-sal elevou o patamar de produção e exportação do Brasil em pouco tempo. Em seis anos, a produção da nova fronteira petrolífera atingiu 500 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d), dobrando a produção da Petrobras, e hoje ultrapassa os 2 milhões de boe/d. Para se ter uma ideia, a estatal levou 26 anos para atingir a produção de 5,5 bilhões de barris de petróleo, marca acumulada em 15 anos do pré-sal, segundo dados da Petrobrás. A produção ultrapassa o volume produzido por países com tradição no setor de óleo e gás, como México, Nigéria e Noruega. Se fosse um país, o pré-sal ocuparia sozinho o 11º lugar no ranking mundial dos produtores de petróleo”, destaca reportagem.

.

Ainda segundo Adriano Pires, o início da exploração da Margem Equatorial vai levar para o Norte e Nordeste uma produção que antes era focada no Sudeste, ajudando a desenvolver as regiões mais pobres do Paí, algo que já era desejado pela no início da década passada, quando surgiram os primeiros problemas relacionados ao licenciamento ambiental com o Ibama, que já recusou licenciamento para a Petrobrás,

Hoje, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente possuem posição contrária à exploração em bacias da margem. Para a ex-diretora da ANP, a fim de manter o nível atual de produção e sua autossuficiência, o Brasil precisa investir na exploração da a área e, especialmente, na bacia da Foz do Amazonas, região que faz fronteira a grandes descobertas em países vizinhos.