Terremoto deixa mais de 3 mil mortos na Turquia e na Síria

Terremoto deixa mais de 3 mil mortos na Turquia e na Síria

Terremoto deixa mais de 3 mil mortos na Turquia e na Síria

Terremoto com 7,8 graus de magnitude atingiu região e foi sentido em países como Grécia e Israel. Turquia e Síria têm mais de 15 mil feridos

Leonardo Meireles

 

Uma visão de um prédio danificado em Hatay, Turkiye, após terremotos de magnitude 7,7 e 7,6 atinge Hatay em Turkiye, em 06 de fevereiro de 2023. A Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD) de Turkiye disse que o terremoto de magnitude 7,7 ocorreu em 04h17 (0117GMT) e foi centrado no distrito de Pazarcik e terremoto de magnitude 7,6 ocorreu no distrito de Elbistan, na província de Kahramanmaras, no sul de Turkiye. As províncias de Gaziantep, Sanliurfa, Diyarbakir, Adana, Adiyaman, Malatya, Osmaniye, Hatay e Kilis foram fortemente afetadas pelos terremotosErcin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images

O sul da Turquia e o norte da Síria sofreram forte terremoto com magnitude de 7,8 graus na manhã desta segunda-feira (6/2), além de outros tremores secundários. Após os abalos sísmicos, o número de mortos chega a mais de 3 mil, segundo informações da rede de comunicações Al Jazeera.

Dados oficiais da Turquia dizem que 1.762 pessoas morreram no país, 12.068 ficaram feridas e 3.471 prédios desabaram. O Ministério da Saúde da Síria disse que mais de 1.293 pessoas morreram – 1.411 em territórios controlados pelo governo e 700 em áreas comandadas por rebeldes. e 3.411 ficaram feridas. Porém, os números são imprecisos e são atualizados a todo instante.

Há relatos de centenas de vítimas sob os escombros, principalmente em pequenas vilas nos dois países. Equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área à procura de sobreviventes.

O número de feridos ainda é incerto, mas agências de notícias e órgãos de governo acreditam que passe de 3 mil em território turco e sírio.

A organização Capacetes Brancos, da Síria, mostrou um dos resgates de sobreviventes