Superior Tribunal Militar assume torturas durante a Ditadura Militar no Brasil, confira

Os áudios são do Superior Tribunal Militar (STM) e comprovam o que já foi denunciado pelas vítimas da Ditadura militar no Brasil.

Superior Tribunal Militar assume torturas durante a Ditadura Militar no Brasil, confira

Superior Tribunal Militar assume torturas durante a Ditadura Militar no Brasil, confira


Por: Augusto Sobrinho

Foram divulgadas mais de 10 mil horas de sessões gravadas entre os anos de 1975 e 1985 | Foto: Odair Freire/STM

Neste domingo (17), o professor de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Fico, usou a coluna da jornalista Míriam Leitão, no jornal “O Globo”, para revelar gravações de 10 mil horas de sessões entre os anos de 1975 e 1985. Os áudios são do Superior Tribunal Militar (STM) e comprovam o que já foi denunciado pelas vítimas da Ditadura militar no Brasil.

Nas sessões do STM, os militares falam abertamente sobre as torturas a presos políticos. Entre as falas estão: ‘Sofreu um aborto em virtude de choques elétricos’; ‘Integridade física atingida por indivíduos covardes’; ‘Coações morais e físicas’; ‘Eles apanham mesmo’; ‘Tortura se realiza permanentemente’; ‘Começo a acreditar nessas torturas, porque já há precedente’; ‘Martelaram esse moço, daí a confissão dele’; ‘Decisão revolucionária deixando de lado a lei, porque pela lei não se pode condená-lo’.

As transcrições dos áudios inéditos estão disponíveis no blog da colunista. O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Humberto Costa (PT-PE), informou que solicitará acesso aos áudios, para tomada de possíveis providências. “A exposição das gravações em que ministros do STM admitem tortura é uma assunção cabal do Estado sobre tudo o que cometeu durante o regime militar”, declarou.