Notícias de domingo 23-04-2023

Notícias de domingo 23-04-2023

Resumo de domingo 23-04-2023

Edição de Chico Bruno 

 

 

Valor Econômico – Não circula hoje

 

O GLOBO – Congresso atual tem a menor produtividade em 12 anos

 

FOLHA DE S.PAULO – Voto de Moraes sinaliza ofensiva contra Bolsonaro

 

O ESTADO DE S.PAULO – Na contramão de Lula, sete estados planejam privatizações

 

CORREIO BRAZILIENSE – Lula quer ser 3ª via na guerra entre Rússia e Ucrânia

 

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia

 

Menor produtividade - Atuando desde fevereiro, a atual legislatura opera em marcha lenta: tanto na Câmara quanto no Senado, foi a que menos realizou audiências públicas e reuniões em comissões e fez sessões em plenário e votações desde 2011, mostra levantamento do GLOBO. O número de projetos é 18% inferior àquele apresentado em 2019 e a pauta de costumes (aborto, linguagem neutra, armas) aparece com força, escanteando temas relevantes. As presidências das Casas atribuem a lentidão à dificuldade de o presidente Lula consolidar sua base aliada. 

 

Pressão contra Bolsonaro - O voto de Alexandre de Moraes para aceitar a denúncia contra os cem primeiros acusados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro sinaliza como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) organiza a investida que fará contra Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente deve prestar depoimento nesta quarta-feira (26) no inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar as invasões e depredações aos prédios dos três Poderes. Ele é alvo de 1 das 4 investigações abertas, a que mira os autores intelectuais dos ataques. Moraes foi o primeiro a votar, no dia 18, pela aceitação das denúncias oferecidas pela Procuradoria-Geral da República —o julgamento está com maioria formada, por 8 votos a 0, e vai até segunda-feira (24). O ministro chega a citar que essas investigações já miram parentes de Bolsonaro, como seus filhos Eduardo e Flávio e aliados como Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP) e Otoni de Paula (MDB-RJ). Ao indicar a relação dos casos, em especial com o inquérito das milícias digitais, Moraes sinaliza que, para apontar Bolsonaro como um dos autores intelectuais dos ataques do começo do ano, vai se valer de todas as provas colhidas desde 2019. Dessa forma, o 8 de janeiro passa a figurar ao lado de outras investidas golpistas, como a live de 29 de julho de 2021 com falas contra o sistema eleitoral; o vazamento do inquérito sobre o ataque ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral); a difusão de desinformação sobre vacinas; e os preparativos para o 7 de Setembro de 2021, quando o presidente ofendeu Moraes e também fez manifestações de cunho golpista.

 

Eles querem privatizar - Levantamento feito pelo Estadão em 21 estados e o Distrito Federal mostra que sete governadores planejam privatizar até uma estatal até o fim da gestão, sobretudo na área de infraestrutura, ou já o fizeram desde o começo do ano. São eles: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Alagoas. Em SP, a lista inclui Sabesp e Emae. Os governadores defendem as privatizações para obter ganhos de eficiência e melhoria na prestação de serviço, mas há também o reforço dos caixas estaduais. Lula já anunciou que não vai vender estatais federais. Mesmo Estados que não vão privatizar querem contar com apoio de capital privado, por meio de concessões ou Parcerias Público-Privada. R$ 4,1 bilhões foi o valor obtido com a venda da Corsan, a estatal de saneamento do Rio Grande do Sul, para o setor privado em 2022. 

 

Terceira via na guerra - Em viagem a Portugal, o presidente Lula está sendo confrontado com temas que geraram enormes ruídos, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Enquanto a União Europeia e os Estados Unidos estimulam o conflito, o governo brasileiro busca uma solução intermediária. “Não tenho lado, estou na terceira via, que é o da construção da paz”, disse na capital portuguesa, onde foi recebido pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. “A guerra não está fazendo bem a ninguém, o mundo todo está sendo prejudicado, inclusive o Brasil”, acrescentou. Outro tema importante na viagem foi a validação de notas e diplomas dos ensinos fundamental e médio, o que facilitará a vida de brasileiros que precisam estudar e trabalhar em Portugal.