Netanyahu está se voltando contra Biden

Netanyahu está se voltando contra Biden

Netanyahu está se voltando contra Biden


‘O apoio de Biden ao líder israelense está lhe custando caro em sua própria base progressista, enquanto Netanyahu agora está se voltando contra Biden’

By Thomas Friedman

 Parece que o presidente Biden participará de duas corridas este ano: uma nos Estados Unidos contra Donald Trump e outra em Israel contra Benjamin Netanyahu. Talvez Trump pudesse nomear Netanyahu como seu companheiro de chapa e poderíamos economizar muito tempo. O apoio de Biden ao líder israelense está lhe custando caro em sua própria base progressista, enquanto Netanyahu agora está se voltando contra Biden de uma forma que poderia render a Trump um novo apoio dos judeus americanos de direita.
Trump-Netanyahu 2024 - isso tem um certo toque, sem mencionar o ar de verdade.

Por que estou dizendo isso? Porque em uma coletiva de imprensa televisionada nacionalmente na quinta-feira, Netanyahu deixou claro algo que ele apenas insinuou nas últimas semanas. Apesar de o desastroso ataque do Hamas em 7 de outubro ter ocorrido sob sua supervisão, ele vai estruturar sua campanha para permanecer no poder com este argumento: Os americanos e os árabes querem forçar um Estado palestino pela garganta de Israel, e eu sou o único líder israelense forte o suficiente para resistir a eles. Portanto, vote em mim, mesmo que eu tenha feito besteira no dia 7 de outubro e que a guerra de Gaza não esteja indo muito bem. Somente eu posso nos proteger dos planos de Biden para que Gaza se torne parte de um Estado palestino, juntamente com a Cisjordânia, governado por uma Autoridade Palestina transformada.



O presidente Joe Biden é recebido por Benjamin Netanyahu em outubro de
2023 Foto: AP / Evan Vucci
Eu sei o que você está perguntando: quer dizer que Netanyahu realmente concorreria à reeleição posicionando-se contra o presidente americano que voou para Israel logo após o dia 7 de outubro, quando colocou um braço protetor em torno de Bibi e de todo o corpo político israelense e basicamente deu luz verde a Israel para tentar destruir o Hamas em Gaza, mesmo que isso levasse à morte de milhares de civis palestinos no processo? Quer dizer que, para salvar sua própria pele política, Netanyahu realmente concorreria com uma plataforma que garantiria que Israel não tivesse parceiros americanos, palestinos, árabes ou europeus para ajudar Israel a governar ou sair de Gaza ou recuperar seus reféns?

Sim, estou vendo e dizendo as duas coisas. Embora Israel esteja em guerra com o Hamas há mais de 100 dias e ainda tenha mais de 100 reféns para recuperar, o foco nº 1 de Netanyahu é Netanyahu.

Ele está buscando a mensagem política mais emotiva para conseguir votos suficientes da extrema direita para permanecer como primeiro-ministro e ficar fora da prisão, caso perca algum dos três casos de corrupção contra ele.

Deixe-me explicar a sequência de eventos ocorridos nesta semana que levaram a essa conclusão, já que fui testemunha de perto de parte deles.

Na quarta-feira, entrevistei o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, primeiro fora do palco para esta coluna e depois diante de um grande público no Fórum Econômico Mundial de Davos. Na sessão pública, pedi que ele explicasse brevemente algo que eu havia discutido em particular com ele: por que parece que Israel está perdendo em três frentes importantes e por que Israel poderia mudar as coisas nessas frentes se tivesse um parceiro palestino legítimo e eficaz.

As três frentes em que Israel está perdendo:

Em primeiro lugar, embora o Hamas tenha começado essa guerra assassinando, mutilando, sequestrando e estuprando civis israelenses do outro lado da fronteira, o Hamas parece estar vencendo a guerra global de narrativas nas mídias sociais por causa das milhares de mortes de civis em Gaza causadas pelo bombardeio israelense dos combatentes do Hamas que se instalaram deliberadamente em túneis e ao lado de casas de civis palestinos.

Em segundo lugar, Netanyahu ainda não definiu um resultado político para Gaza, um plano para manter a paz e supervisionar a governança e a segurança, ou um parceiro palestino legítimo para ajudar a fazer tudo isso acontecer. Sem isso, Israel pode ficar preso em Gaza para sempre.



Netanyahu ainda não definiu um resultado político para Gaza  Foto:
EFE/EPA/RONEN ZVULUN / POOL
E, em terceiro lugar, Israel está sendo atacado à distância por agentes não estatais pró-iranianos, especialmente os Houthis do Iêmen e o Hezbollah do Líbano. E a única maneira de Israel deter e combater essas ameaças, principalmente quando ainda está preso lutando em Gaza, é com a ajuda de aliados globais e regionais.

A resposta a todos os três desafios, argumentei para Blinken na sessão pública, era Israel encontrar e ajudar a construir um parceiro palestino confiável, legítimo e eficaz, seja uma versão reformada da atual Autoridade Palestina com sede em Ramallah - que adotou o acordo de paz de Oslo com Israel e trabalhou com as forças de segurança israelenses - ou alguma instituição completamente nova nomeada pela Organização para a Libertação da Palestina, a única representante legítima do povo palestino.

Se a OLP - com a ajuda dos americanos, dos europeus e dos Estados árabes pró-americanos e com o incentivo de Israel - conseguir ajudar a erguer e sustentar uma autoridade governamental palestina eficaz que tenha legitimidade aos olhos dos palestinos, isso poderia resolver os três problemas de Israel. Isso tiraria a narrativa do Hamas, do Hezbollah e de seu apoiador iraniano, provando que Israel não estava apenas em busca de vingança ou conquista em Gaza. Isso forneceria a Israel uma autoridade política para governar Gaza a longo prazo, com a qual Israel poderia trabalhar para garantir que um Hamas derrotado não pudesse voltar.

E um parceiro palestino legítimo daria cobertura a uma aliança regional de americanos, da OTAN e de estados árabes pró-ocidentais que poderiam ajudar a deter o Hezbollah e enfrentar os houthis. No momento, apenas os americanos e os britânicos estão dispostos a pressionar os houthis por interromperem o transporte marítimo global e dispararem foguetes contra Israel, em parte porque os outros estão preocupados em parecer que estão cumprindo as ordens de Israel enquanto ele está atacando Gaza. Se Israel estivesse envolvido com um parceiro palestino, o Irã e seus fantoches locais estariam na defensiva, argumentei.

Em resposta a esse argumento, Blinken disse em nossa discussão pública:
“Agora vocês têm algo que não tinham antes, que são os países árabes e muçulmanos, mesmo fora da região, que estão preparados para ter um relacionamento com Israel em termos de integração, normalização e segurança, algo que nunca estiveram preparados para ter antes e para fazer coisas, dar a garantia necessária, assumir os compromissos e as garantias necessárias, para que Israel não apenas seja integrado, mas também se sinta seguro”.

Mas a única maneira de conseguir essa aliança em espera, acrescentou Blinken, é respeitando a “convicção absoluta desses países - uma convicção que compartilhamos - de que isso deve incluir um caminho para um Estado palestino, porque sem isso não haverá a integração genuína de que se precisa, nem a segurança genuína de que se precisa. E, é claro, para esse fim também, uma Autoridade Palestina mais forte e reformada que possa atender de forma mais eficaz ao seu próprio povo tem que fazer parte da equação.”



Antony Blinken se reúne con o Presidente palestino Mahmoud Abbass Foto:
EFE/JAAFAR ASHTIYEH / POOL
Se Israel, os EUA e seus aliados árabes adotarem essa abordagem regional, disse Blinken, “de repente, você tem uma região que se uniu de forma a responder às perguntas mais profundas que Israel tentou responder durante anos, e o que até então era sua maior preocupação em termos de segurança, o Irã, de repente está isolado, juntamente com seus representantes, e terá que tomar decisões sobre o que quer que seja seu futuro”.

Para isso, os EUA estão trabalhando em um processo de dois estágios para apresentar essa oportunidade a Israel, explicaram-me várias autoridades.

O primeiro estágio seria um cessar-fogo de curto prazo em Gaza que traria o retorno de todos os mais de 100 reféns israelenses mantidos pelo Hamas, em troca de o Hamas garantir os prisioneiros palestinos em Israel e, ao mesmo tempo, permitir a ascensão de palestinos locais para assumir as funções administrativas de governo no local. A esperança, segundo as autoridades dos EUA, é que, à medida que as tropas israelenses se retirem - com a promessa de um eventual controle palestino - algum tipo de força multinacional árabe esteja preparada para entrar. No entanto, muito dependeria do estado das forças militares do Hamas e se os líderes sobreviventes do Hamas e talvez alguns combatentes de alto escalão teriam permissão para ir para um terceiro país, segundo me disse uma autoridade sênior dos EUA.

Na segunda etapa, os palestinos, por meio da Organização para a Libertação da Palestina, passariam por seu próprio processo de nomeação de uma autoridade governamental transitória - antes de realizarem eleições para uma autoridade permanente - e o Ocidente e os países árabes ajudariam essa autoridade a criar instituições adequadas, inclusive uma força de segurança para Gaza e a Cisjordânia. Ao mesmo tempo, a Arábia Saudita iniciaria um processo de normalização das relações com Israel que culminaria com a obtenção de uma solução de dois Estados. Se tudo isso parece um pouco fluido, é porque muito depende do equilíbrio de forças quando qualquer cessar-fogo começa.

Para garantir que os israelenses entendessem a seriedade dessa ideia, o ministro das relações exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan, declarou em Davos na terça-feira que a Arábia Saudita estaria “certamente” preparada para normalizar as relações com Israel se Israel e os palestinos concluíssem um acordo que terminasse com “um Estado palestino”.



"Israel está em guerra com o Hamas há mais de 100 dias e ainda tem mais de 100 reféns para recuperar, mas o foco número 1 de Netanyahu é Netanyahu" Foto: Kenny Holston/The New York Times Toda essa diplomacia pública faz parte de uma estratégia de Biden não para destituir Netanyahu, mas para apresentar a ele uma escolha - uma escolha que todo o público israelense pode ver: Netanyahu pode rejeitar qualquer colaboração com os palestinos para acabar com o conflito de Gaza e além e entrar para a história como o líder que presidiu o 7 de outubro, ou pode trabalhar com os EUA, a Europa, a Arábia Saudita e outros estados árabes e ser o líder israelense que entregou um Estado palestino capaz de garantir a segurança israelense e abriu o caminho para a paz com os sauditas e o mundo muçulmano em geral.

Portanto, esse foi o contexto importante para os comentários de Netanyahu na coletiva de imprensa na noite de quinta-feira. Ele se apresentou como o único líder que poderia proteger Israel desse plano dos EUA que terminaria com um Estado palestino, sem oferecer nenhuma estratégia alternativa para lidar com o problema narrativo de Israel, o problema pós-guerra de Gaza ou o problema regional. “Quem quer que esteja falando sobre o dia seguinte a Netanyahu”, disse ele, “está falando essencialmente sobre o estabelecimento de um Estado palestino com a Autoridade Palestina”, o que ele rejeitou de imediato.

Em resposta à declaração de Blinken de que Israel jamais desfrutaria de “segurança genuína” sem um caminho para um Estado palestino, Netanyahu
acrescentou: “Em qualquer acordo futuro ou na ausência de um acordo”, Israel deve manter o “controle de segurança” de todo o território a oeste do rio Jordão - ou seja, Israel, a Cisjordânia e Gaza. “Essa é uma condição vital”. Se isso contradiz a ideia de soberania para os palestinos, ele disse: “O que você pode fazer? Eu digo essa verdade aos nossos amigos americanos”.

Netanyahu declarou que “ficaria feliz em encontrar habitantes de Gaza”
para lidar com a saúde e os assuntos civis administrativos em Gaza e alistar os estados árabes para ajudar na sua reabilitação, mas que era improvável que isso acontecesse até que o Hamas fosse erradicado, porque qualquer palestino que trabalhasse com Israel teria medo de “levar um tiro na cabeça” do grupo terrorista.

A opinião dos EUA e a opinião crescente dos militares israelenses é que Israel está longe de derrotar o Hamas e é improvável que o faça em breve ou a um preço para os civis de Gaza que o mundo e Washington possam tolerar. Portanto, a chave para que Gaza deixe de ser uma ameaça permanente e um fardo para Israel é ter uma estrutura governamental palestina alternativa que seja vista como legítima por fazer parte de uma solução de dois Estados e eficaz por ter financiamento e apoio do Estado árabe - e não matar até o último combatente do Hamas em Gaza.

A visão de Netanyahu, entretanto, é a seguinte: “Estamos lutando pela vitória total, não apenas ‘atacar o Hamas’ ou ‘ferir o Hamas’, não ‘outra rodada com o Hamas’, mas a vitória total sobre o Hamas”.

Vou ser claro: algumas coisas são verdadeiras, mesmo que Netanyahu acredite nelas.

O Hamas é uma organização terrível dedicada a destruir o Estado judeu. A Autoridade Palestina tem sido uma instituição corrupta e ineficaz há muito tempo (embora Netanyahu tenha feito tudo o que pôde para prejudicá-la). Ela precisa se recompor, e os israelenses estão justificadamente desconfiados de confiar nela para governar em Gaza. E um dos motivos pelos quais Israel perdeu a narrativa global é que países cínicos como a África do Sul estão prontos para levar Israel ao Tribunal Internacional de Justiça, enquanto ignoram o fato de que Vladimir Putin está tentando varrer a Ucrânia do mapa e o Irã mata dissidentes todos os dias e está ocupando indiretamente quatro capitais árabes: Bagdá, Beirute, Damasco e Sana.

Quando os israelenses veem seu país ser destacado dessa forma, muitos ignoram todas as falhas nos argumentos de Bibi - e a ocupação interminável de Gaza que ele está prometendo a eles - ou até mesmo aplaudiram quando Netanyahu disse na quinta-feira: “O primeiro-ministro precisa ser capaz de dizer não, mesmo aos nossos melhores amigos”.

Mas não é preciso ser um cientista político para ver o que Netanyahu está fazendo aqui. Ele está sinalizando para os colonos de direita da Cisjordânia em sua coalizão: Fiquem comigo; farei com que os palestinos nunca tenham um Estado em Gaza ou na Cisjordânia. E ele está sinalizando para o público israelense em geral: Eu era a favor da vitória total em Gaza e, se ela não for alcançada, será porque Biden e políticos israelenses fracos me impediram antes que eu pudesse terminar o trabalho.



Parte de uma multidão de milhares de pessoas marcha em Washington para protestar contra a guerra em Gaza no sábado, 13 de janeiro de 2024
Foto: Allison Bailey/The New York Times
Essa é a política pura e cínica de um líder que sabe que começou uma guerra sem final e que não tem ideia de como sair dela com uma paz duradoura que garanta os reféns israelenses e não envolva uma ocupação israelense permanente e moralmente desgastante de Gaza.

De forma reveladora, Netanyahu foi publicamente criticado ontem por um membro importante de seu gabinete de guerra, seu ex-chefe de gabinete Gadi Eisenkot, que declarou que Israel precisa de eleições e de um governo mais confiável agora. Eisenkot, cujo filho foi morto recentemente nos combates em Gaza, disse que quem fala da “derrota absoluta” do Hamas “não está falando a verdade. (...) Não devemos contar histórias”.

Por todos esses motivos, fiquei feliz em ver o governo Biden responder, imediatamente, que para qualquer presidente dos EUA ser confiável e ter os aliados regionais necessários para proteger Israel do Irã, ele precisa ser capaz de dizer não aos nossos amigos israelenses também. Ou, como disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em uma resposta imediata aos comentários de Netanyahu: Para os israelenses, não há “nenhuma maneira de resolver seus desafios de longo prazo, de fornecer segurança duradoura, e não há nenhuma maneira de resolver os desafios de curto prazo de reconstruir Gaza e estabelecer governança em Gaza e fornecer segurança para Gaza sem o estabelecimento de um Estado palestino”.

Entendo perfeitamente por que, depois de 7 de outubro, a maioria dos israelenses não quer nem ouvir as palavras “Estado Palestino”.

E entendo perfeitamente por que Biden, um verdadeiro amigo de Israel, insiste em pronunciá-las. Porque todas as tendências em torno de Israel só vão piorar - mais atores não estatais, mais homens raivosos superpoderosos com drones da Best Buy, um Irã mais poderoso, mais odiadores do TikTok distorcidos por vídeos de bebês palestinos mortos em Gaza.

Forjar um parceiro palestino legítimo, unificado e eficaz para um acordo de dois Estados com Israel que possa neutralizar essas ameaças pode ser impossível, mas acreditar que abandonar qualquer esforço nesse sentido é do interesse de longo prazo do Estado judeu é uma ilusão perigosa. E é exatamente isso que Netanyahu está vendendo para seus próprios fins cínicos. Que vergonha para ele. Que vergonha para seus facilitadores.