Manuela aparece na frente em pesquisa sobre disputa pelo governo do RS

Manuela aparece na frente em pesquisa sobre disputa pelo governo do RS

Manuela aparece na frente em pesquisa sobre disputa pelo governo do RS

 27 de dezembro, 2021

  

Foto: Guilherme Gandolfi / reprodução redes sociais

Pesquisa do Instituto Atlas, feita entre os dias 17 e 23 de dezembro, mostra a jornalista Manuela d’Ávila, do PCdoB, liderando a disputa para o governo do Rio Grande do Sul. Em um dos cenários testados, a ex-deputada chega a 18,9%, melhor índice entre os representantes da esquerda, à frente do ministro do Trabalho e da Previdência de Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM), que tem 17,8%, e do senador Luis Carlos Heinze (PP) que fica com 11,6%.

Em outro cenário, o deputado estadual Edegar Pretto (PT) aparece com 18,6%, também à frente de Lorenzoni (17,8%) e Heinze (9,2%). Em seguida vêm o vereador de Porto Alegre, Pedro Ruas (Psol) e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) com, respectivamente, 8,4% e 7,8%.

Fonte: Pesquisa AtlasIntel

Na avaliação do presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso, “é uma excelente notícia saber que a Manuela lidera pesquisa no RS, juntamente com outros nomes do campo de esquerda, e saber que a esquerda, de um modo geral, está bem posicionada no estado”.

Agora, disse, “precisamos transformar isso em algo concreto, que é a unidade do campo de centro-esquerda, para enfrentarmos as candidaturas de Bolsonaro no RS, especialmente Lorenzoni e Heinze. Por isso, nossa palavra, neste momento, é unidade, união, construção de um projeto, porque nomes para construirmos essa chapa está provado que nós temos”.

Juliano acrescentou que o cenário atual “traz esperança para os gaúchos e gaúchas de construirmos uma alternativa ao projeto atual de Eduardo Leite, colocando o povo em primeiro lugar a partir da retomada da economia, da indústria e do desenvolvimento do estado e de políticas públicas que atinjam o setor produtivo, que precisa se recuperar, e as pessoas, que estão passando por maiores necessidades por conta da pandemia, da crise econômica e da falta de perspectivas dos governos Bolsonaro e Leite”.

Corrida presidencial

A mesma pesquisa, feita com abrangência no estado gaúcho, também abordou a disputa presidencial. Lula (PT) aparece com 44,2%; Jair Bolsonaro (PL) tem 31,5%; Sérgio Moro (Podemos) 12,9% e Ciro Gomes (PDT) tem 6,6%.

A pesquisa foi feita de maneira on line, via convites randomizados, e teve uma amostra de 1.001 respondentes. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

 

Por Priscila Lobregatte