Manifestantes a favor de Bolsonaro carregam faixas com frases antidemocráticas no 7 de Setembro
Grupos que foram às ruas nesta quarta levaram faixas com ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal e pedidos de intervenção das Forças Armadas.
Manifestantes a favor de Bolsonaro carregam faixas com frases antidemocráticas no 7 de Setembro
Grupos que foram às ruas nesta quarta levaram faixas com ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal e pedidos de intervenção das Forças Armadas.
Por g1
Apoiadoras do presidente Jair Bolsonaro exibem faixa antidemocrática em ato no 7 de Setembro — Foto: Walder Galvão/g1
Manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) levaram faixas e cartazes com frases antidemocráticas durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em algumas cidades do país nesta quarta-feira (7). O presidente é candidato à reeleição.
Algumas tinham mensagens em outros idiomas, como inglês, espanhol e francês, em defesa de uma intervenção das Forças Armadas e dissolução de órgãos do Judiciário (Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral) e do Congresso Nacional. A Constituição Federal de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de "restauração da ordem".
Até as 15h50, havia 31 atos a favor de Bolsonaro em 14 estados mais o DF. Veja, abaixo, registros das manifestações deste 7 de setembro:
Brasília - DF
Na capital federal, os grupos favoráveis ao presidente se reuniram no local onde ocorrem as comemorações oficiais do 7 de Setembro. Algumas faixas pediam intervenção militar e diziam que o país vive sob uma "ditadura da toga".
Faixa antidemocrática em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante comemorações do 7 de Setembro, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
Faixa antidemocrática em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante comemorações do 7 de Setembro, em Brasília — Foto: Anna Reis/TV Globo
São Paulo - SP
Mesmo embaixo de chuva, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista em ato a favor do presidente. Muitos manifestantes foram vestidos de verde e amarelo e levaram bandeiras do Brasil.
Cartazes em várias línguas com críticas a ministros do STF e pedidos para voto impresso com contagem pública foram levadas para a manifestação.
Manifestantes na avenida Paulista nesta quarta-feira (7), em São Paulo — Foto: Carlos Henrique Dias/g1
Manifestantes com faixa antidemocrática na Avenida Paulista, em São Paulo — Foto: Carlos Henrique Dias/g1
Manifestante pede voto impresso auditável com contagem pública na avenida Paulista, em São Paulo — Foto: Carlos Henrique Dias/g1
Em São José dos Campos, interior do estado, também houve faixa pedindo intervenção das Forças Armadas.
Manifestantes fazem ato em apoio ao governo Bolsonaro em São José dos Campos. — Foto: Danilo Sardinha/g1
Rio de Janeiro - RJ
No Rio, a manifestação aconteceu na Praia de Copacabana, com presença do presidente a partir das 14h. Cartazes pediam "acionamento das Forças Armadas" e "limpeza do STF e do TSE (Tribunal Superior eleitoral)".
Manifestante exibe faixa em ato pró-Bolsonaro — Foto: Leslie Leitão/TV Globo
Manifestante pede a destituição do STF — Foto: Marcos Serra Lima/g1
Maceió - AL
Na capital alagoana, alguns dos participantes levavam cartazes com recados direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as frases, estavam "os brasileiros exigem a saída dos juízes da suprema corte" e "fora, STF".
Maceió, 7 de setembro, 11h - Manifestantes pró-Bolsonaro exibiam cartazes com pedidos antidemocráticos — Foto: Alex Alves/TV Gazeta
Maceió, 7 de setembro, 11h - Manifestantes levam faixas antidemocráticas em ato pró-Bolsonaro — Foto: Alex Alves/TV Gazeta