Forças da Ucrânia estão em situação difícil devido ao avanço da Rússia, diz coronel dos EUA

Forças da Ucrânia estão em situação difícil devido ao avanço da Rússia, diz coronel dos EUA

Forças da Ucrânia estão em situação difícil devido ao avanço da Rússia, diz coronel dos EUA

 

Soldados ucranianos perto de um tanque nas posições perto da cidade de Mariupol, em Donbass - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2023

© AP Photo / Vadim Ghirda

 

As Forças Armadas da Ucrânia estão em uma situação difícil devido às ações bem-sucedidas dos militares russos no decorrer da operação militar especial, disse o ex-assessor do chefe do Pentágono, o coronel Douglas Macgregor, em um canal no YouTube.

"Médicos e enfermeiros ucranianos estão sobrecarregados com o número de feridos que chegam, devido à necessidade de retirá-los do campo de batalha. E há um grande número de soldados ucranianos que são forçados a vestir o uniforme militar e ir para o front com relativamente pouco treinamento. […] Eles vão para [a linha de] frente, ficam sob fogo intenso e depois percebem que os oficiais os abandonaram", observou o especialista.

De acordo com o Macgregor, uma parte dos militares ucranianos se rende aos russos, alguns fogem do teatro de batalha e caem nas mãos da polícia secreta de Kiev, que não hesita em executar os desertores.

 

Ele destacou que o Ministério da Defesa da Ucrânia envia à morte recrutas sem pensar, para provar às autoridades em Washington, Bruxelas e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que o dinheiro deles não está sendo gasto em vão.

"A situação é realmente assustadora", concluiu Macgregor.

Canhões autopropulsados russos Msta-SM2 disparam contra posições da artilharia ucraniana - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023

 

 

Na passada quinta-feira (12), as forças russas libertaram completamente a cidade de Soledar, que tem grande importância para a continuidade das ações militares bem-sucedidas, segundo o Ministério da Defesa da Rússia. Nos últimos três dias, em Soledar foram eliminados mais de 700 combatentes e 300 veículos militares das forças ucranianas.