Deputados dos EUA pedem ao FBI que investigue sobre vandalismo em Brasília

Deputados dos EUA pedem ao FBI que investigue sobre vandalismo em Brasília

Deputados dos EUA pedem ao FBI que investigue sobre vandalismo em Brasília

Parlamentares suspeitam que ataques foram planejados nos Estados Unidos e, além da investigação, pedem que o visto diplomático de Bolsonaro seja revogado

CB

Correio Braziliense

 

 (crédito: Evaristo Sa/ AFP)

(crédito: Evaristo Sa/ AFP)

Deputados norte-americanos pediram ao FBI — Polícia Federal dos Estados Unidos — que investiguem se ataques aos edifícios dos Três Poderes da República, no último domingo (8/1), foram planejados em solos estadunidense. Os parlamentares pediram ainda que a Casa Branca revogue o visto diplomático do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que financiadores baseados nos Estados Unidos sejam responsabilizados.

 

Os pedidos foram feitos por meio de carta assinada pelos congressistas e enviada na quarta-feira (11/1) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. No documento, os políticos norte-americanos solicitam que o FBI “investigue quaisquer ações que tenham sido tomadas em solo dos Estados Unidos para organizar ataque ao governo brasileiro" e que o Departamento de Justiça “responsabilize quaisquer atores baseados na Flórida que possam ter financiado ou apoiado os crimes violentos de 8 de janeiro".

 

Congressistas querem a expulsão de Bolsonaro

Desde que bolsonaristas em ato antidemocrático depredaram os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, Joe Biden tem sofrido pressão de dentro do próprio partido para expulsar Bolsonaro dos Estados Unidos. De acordo com a Folha de S.Paulo, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, indicou que o ex-presidente brasileiro não pode permanecer em solo norte-americano com o visto que usou para entrar no país, o de chefe de Estado.

Tendo em vista que desde o dia 1º de janeiro Bolsonaro não é mais presidente do Brasil, ele teria que procurar o governo americano, até o dia 31 de janeiro, para mudar a categoria do visto. Conforme argumentou Price, se o ex-Chefe do Executivo não regularizar a situação, poderá ser deportado.

Um dos incômodos de congressistas com a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos seria a semelhança que enxergam entre o ataque em Brasília no último domingo (8/1) com a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. “Dois anos atrás, os EUA enfrentaram um ataque semelhante à nossa democracia. Conhecemos em primeira mão o impacto — imediato e de longo prazo — quando funcionários do governo subvertem as normas democráticas, espalham desinformação e fomentam o extremismo violento”, teriam escrito os políticos dos Estados Unidos na carta enviada a Joe Biden, de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo.

“Os EUA não deveriam ser um refúgio para o autoritário que inspirou terrorismo doméstico no Brasil", disse à CNN, Joaquín Castro, que representa a minoria democrata no Comitê de Hemisfério Ocidental.