Com a exclusão do Brasil, Argentina assume o CELAC e quer ser o elo entre a América Latina e os EUA

Em Buenos Aires, os ministros das Relações Exteriores de 32 dos 33 países (Brasil se excluiu) membros da CELAC devem ratificar o documento que legitima a Argentina como líder da organização até janeiro de 2023.

Com a exclusão do Brasil, Argentina assume o CELAC e quer ser o elo entre a América Latina e os EUA

Com a exclusão do Brasil, Argentina assume o CELAC e quer ser o elo entre a América Latina e os EUA

 

Montagem mostra o presidente argentino Alberto Fernández, em Buenos Aires, à esquerda, e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2022

© AFP 2021 / Assessoria de imprensa da presidência da Argentina; Evaristo Sá/AFP

Nos siga no

A Argentina assume nesta sexta-feira (7) a presidência rotativa da CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

Em Buenos Aires, os ministros das Relações Exteriores de 32 dos 33 países (Brasil se excluiu) membros da CELAC devem ratificar o documento que legitima a Argentina como líder da organização até janeiro de 2023.

Brasil pediu exclusão da entidade em 2020, por decisão do governo de Jair Bolsonaro, uma vez que a CELAC não condena os líderes de Estado da Venezuela, Nicarágua e Cuba.

Líderes europeus e presidente sul-americanos - Jair Bolsonaro e Mauricio Macri - posam para foto na reunião do G20 em Osaka, no Japão - Sputnik Brasil, 1920, 06.01.2022

 

A organização multilateral desperta o interesse da China há anos, que busca garantir um amplo acordo com os países membros. Além disso, um eventual tratado poderá enfraquecer a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Vale lembrar que a CELAC, inclusive, foi criada em 2010 sob o argumento de que a OEA é excessivamente submissa aos interesses dos Estados Unidos. Ela mantém mecanismos de diálogo político e cooperação com a União Europeia, China, Rússia e Índia.

A China pretende se aproximar da entidade nos campos comercial, econômico e financeiro. O entendimento inclui linhas de crédito e investimentos em telecomunicações, como a tecnologia 5G.

Segundo informações do Clarín, embora a posse da Argentina tenha sido celebrada no país, setores da oposição condenaram o presidente Alberto Fernández, instando o líder a rechaçar os governos cubano e venezuelano.

Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (C) posa com líderes e chefes de Estado durante a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), no Palácio Nacional, Cidade do México, México, 18 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2021

 

 

 

Ao assumir a organização, a Argentina pretende desempenhar um papel de articulação. No campo político, quer se tornar uma espécie de elo no diálogo entre os Estados Unidos e a Venezuela, Nicarágua e Cuba.

Na CELAC, todas as decisões precisam de consenso. Em setembro passado, a Argentina assumiria a presidência do organismo, mas, como o presidente Alberto Fernández questionou a prisão de opositores políticos na Nicarágua, o regime de Daniel Ortega retirou seu apoio.

O compromisso assumido pelo governo argentino é o de não questionar a gestão de Ortega. A Argentina vai abster-se nas votações que procurarem condenar as violações aos direitos humanos na Nicarágua, Venezuela e Cuba.

Em entrevistas para a imprensa, o presidente Alberto Fernández tem alegado o princípio de não-intervenção em terceiros países para não condenar os regimes cubano, nicaraguense e venezuelano.

O Brasil ficou de fora...

Em 15 de janeiro de 2020, alinhado aos interesses dos Estados Unidos, o governo de Jair Bolsonaro decidiu suspender a participação do Brasil na CELAC.

O então chanceler Ernesto Araújo criticou a "falta de resultados na defesa da democracia" por parte da CELAC e concluiu que o foro tornou-se "um palco para regimes não-democráticos".

A Argentina aproveita a ausência do Brasil para liderar a comunidade, mesmo que o Brasil represente metade da região em termos territorial e econômico.

Forum da Organização dos Estados Americanos (OEA), Flórida, EUA, 5 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2022

Forum da Organização dos Estados Americanos (OEA), Flórida, EUA, 5 de maio de 2021

© AFP 2021 / EVA MARIE UZCATEGUI