Quinta-feira, 24 de janeiro de 2019.
Notícias ››   Imprensa on-line ››  

Reposta de Dilma ao general revelou um dos principais erros do seu governo

publicada em 08 de janeiro de 2019
Reposta de Dilma ao general revelou um dos principais erros do seu governo
Quando Snowden denunciou ao mundo que os EUA utilizavam a NSA para investigar a Petrobras e o governo brasileiro, Dilma afirmou que a GSI e Abin não tinham ideia do que estava ocorrendo. E o que ela fez naquele momento?





Arquivo/Presidência da República


Por Renato Rovai


Dilma fez muito bem em responder ao general Heleno, que afirmou na sua posse no GSI que a ex-presidenta não acreditava nos órgãos de inteligência do Estado. Mas, ao fazê-lo, acabou corroborando as críticas que muitos dirigiam a ela e ao seu governo naquele episódio.

Quando Snowden denunciou ao mundo que os EUA utilizavam a NSA para investigar a Petrobras e o governo brasileiro, Dilma afirmou que a GSI e Abin não tinham ideia do que estava ocorrendo. E o que ela fez naquele momento? Modificou completamente aquelas estruturas? Informou ao país dos riscos daquele grave erro de defesa e inteligência? Mandou o governo romper contratos com empresas como a Microsoft e criou no Brasil o maior centro de apoio ao desenvolvimento de softwares do mundo?

PUBLICIDADE

O gesto mais forte de Dilma foi cancelar uma visita aos EUA e uma reunião já marcada com Obama. Será que não teria sido melhor ter ido ao encontro e cobrado publicamente o então presidente americano?

Fórum terá um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais



Foi aquele episódio que deixou claro que haviam interesses internacionais que poderiam resultar em desestabilização política no Brasil. Ali o ovo da serpente estava sendo chocado e poderia ter sido quebrado.

Faltou ao governo brasileiro uma resposta de contra inteligência mais firme, como as que foram realizadas pela Rússia, a Turquia e mesmo a Alemanha, a França e o Japão, que também estavam na mira da NSA.



Se o problema eram os militares entreguistas ou incompetentes que estavam à frente da nossa inteligência, eles deveriam ter sido imediatamente afastados. E talvez aquele grampo da conversa de Dilma com Lula, como ela lembra em sua resposta, não tivesse ocorrido.

A história recente ainda precisa ser revisitada por estudiosos, mas ao mesmo tempo também necessita ser reavaliada sem comiseração, mas com sinceridade pelos seus principais atores políticos. Seria muito importante que neste episódio Dilma também respondesse à sociedade sobre onde acha que errou. E não apenas a Heleno, que se comporta como um provocador barato.



Dilma fez um governo muito melhor do que avaliam seus algozes e alguns de seus ex-aliados, mas cometeu erros políticos graves. Um dos maiores foi a reação pífia ao escândalo dos grampos da NSA. Ali ela poderia ter construído um sentimento de nação muito diferente do pato amarelo.
Versão para impressão Envie para um amigo Deixe seu comentário
Forum

Envie esta notícia para seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Enviar para:
envie para vários e-mails separando-os com vírgula

Deixe seu comentário sobre esta notícia

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.

Comentários

Nenhum comentário ainda foi registrado.
Seja o primeiro a comentar! Clique aqui ››

Contato

Telefone
(61) 35418388
(61) 93094422