SENADORA PEDE AO CMN QUE EXONERE CAMPOS NETO DO BANCO CENTRAL

SENADORA PEDE AO CMN QUE EXONERE CAMPOS NETO DO BANCO CENTRAL

SENADORA PEDE AO CMN QUE EXONERE CAMPOS NETO DO BANCO CENTRAL

 

 

A senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) enviou ao Conselho Monetário Nacional (CMN) pedido de exoneração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”.

Ana Paula Lobato é suplente do ministro Flávio Dino. Foto: Agência Senado

Segundo Ana Paula, Campos Neto não cumpre, à frente do BC, os pressupostos previstos na Lei Complementar 179/2021, que estabeleceu a autonomia da instituição, que é de “assegurar a estabilidade de preços e, sem prejuízo deste, zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

A principal crítica do presidente Lula e de parlamentares é a manutenção da taxa Selic em 13,75%, a despeito de indicadores de recuperação da economia. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), disse ao Congresso em Foco que a paciência dos senadores com o BC chegou ao limite.

Suplente do ministro e senador licenciado Flávio Dino (PSB-MA), Ana Paula escreveu nas redes sociais que espera ter o apoio dos colegas e acusa o presidente do BC de “sabotar o Brasil”.

 

 

Esta é a segunda ação contra Campos Neto no CMN esta semana. Na última quinta-feira (22), o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou denúncia contra ele, acusando-o de descumprimento dos objetivos da instituição e pedindo que o CMN avalie a possibilidade de pedir ao Senado Federal a exoneração do presidente do BC, indicado por Jair Bolsonaro.

 

 

 

AUTORIA

Edson Sardinha

EDSON SARDINHA Diretor de redação. Formado em Jornalismo pela UFG, foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens, vencedora do prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog. Está no site desde sua criação, em 2004.

[email protected]