“É falta de vergonha desse governo o Brasil ter 33 milhões passando fome”, diz Lula

“É falta de vergonha desse governo o Brasil ter 33 milhões passando fome”, diz Lula

“É falta de vergonha desse governo o Brasil ter 33 milhões passando fome”, diz Lula

 Por   

Ex-presidente Lula, governadora Fátima Bezerra e o ex-governador Geraldo Alckmin em Natal (RN). Foto: Ricardo Stuckert

O pré-candidato à Presidência da República pela federação PT, PV e PCdoB (Federação Brasil da Esperança), Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na quinta-feira (16) que se o Brasil tem 33 milhões de pessoas sem ter o que comer não é porque faltem alimentos no país, mas sim vontade política do atual governo.

“O Brasil tem 33 milhões de pessoas passando fome. E não tem explicação. Se um pequeno produtor rural, com um mínimo de investimento e organização, consegue fazer uma revolução na produção de alimentos, por que tem fome? Na verdade, a fome é falta de vergonha na cara do governo”, disse.

A declaração de Lula ocorreu durante visita à Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que tem sua primeira edição acontecendo este ano em Natal. A iniciativa é promovida pelo Programa de Alimentos Saudáveis do Consórcio Nordeste.

O ex-presidente também reforçou seu compromisso de acabar com a fome e a sede caso volte à presidência em 2023, durante ato realizado em Natal (RN) com a presença de cerca de 15 mil pessoas.

Lula destacou os esforços para combater a fome na Região Nordeste feitos em seu governo com a transposição do Rio São Francisco e com o programa de cisternas.

“Nós resolvemos fazer a transposição e eu tive o prazer de inaugurar um canal de 640 quilômetros, feito às custas da fé do povo deste país. Eu não concebia a ideia de uma parte desse país ver sua cabrinha morrer, ver seu cachorro morrer sem ter um pouco d’água para beber. Além disso, fizemos 1,29 milhão de cisternas para a casa das pessoas e mais 169 mil cisternas para produção e depois que nós deixamos o governo parou”, disse.

 

“A seca é um problema da natureza, mas a fome causada pela seca é falta de vergonha na cara das pessoas que governavam este país. Dom Pedro, quando era imperador, tentou fazer a transposição do São Francisco, mas nunca deixaram ele fazer. Pois bem, nós resolvemos fazer, e eu tive o prazer de inaugurar a transposição, feita graças à fé do povo deste país”, lembrou.

O ex-presidente também ironizou o fato de Jair Bolsonaro agora tentar dizer que foi ele quem fez a transposição que levaram as águas do Velho Chico a milhares de brasileiros que vivem na região do semi-árido.

“E, agora, o Bolsonaro está querendo dizer que foi ele, quando todo mundo sabe que quem construiu 88% do canal foram os governos do PT”, observou.

Segundo o ex-presidente, Bolsonaro precisa sair da Presidência da República porque seu governo ataca os mais pobres. “Nós vamos voltar a governar este país. E não é o Lula que vai voltar. Vocês vão voltar. Porque se não fosse a confiança de vocês, se não fosse a dedicação de vocês, eu não teria feito o que eu fiz nesse país”, disse ao homenagear os governadores do Nordeste por serem uma fonte de resistência ao atual governo federal.

Lula classificou como “barbárie” os assassinatos brutais do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. No início de seu discurso, ele pediu aos milhares de pessoas presentes ao ato, no estacionamento da Arena das Dunas, que fizessem um minuto de silêncio em homenagem aos dois.

“Nós temos que protestar contra a barbárie que está tomando conta deste país na Amazônia, na periferia de Natal, do Rio de Janeiro, de Pernambuco. Não se tem mais respeito pelo ser humano. Um minuto de silêncio é o mínimo que a gente pode fazer para prestar nossa homenagem às pessoas que lutam pela democracia, pela liberdade e pela dignidade”, afirmou o ex-presidente.