China cresceu 5,2 por cento, e EUA, 2,5% em 2023. Eis a razão do “nervosismo” americano

China cresceu 5,2 por cento, e EUA, 2,5% em 2023. Eis a razão do “nervosismo” americano

China cresceu 5,2% e EUA, 2,5% em 2023. Eis a razão do “nervosismo” americano

 Por   

Reprodução

“Se compararmos a taxa de crescimento de 5,2% da China com o resto das principais economias, a diferença é ainda maior do que com os EUA. Japão cresceu 1,5% em 2023; França 0,6%, Canadá 0,4%, Reino Unido 0,3%, Itália 0,1% e Alemanha caiu -0,4%”, diz economista inglês Michael Roberts

Foram divulgados recentemente, pelos órgãos competentes de cada país, os resultados do desempenho econômico da China e dos EUA no ano de 2023. Resultados de alguns outros membros da União Europeia no ano também já tinham sido divulgados.

Em relação à China, sua economia cresceu 5,2% no ano passado, enquanto a dos EUA, ficou em 2,5% no mesmo período. Economistas ocidentais fizeram análises contraditórias, para não dizer estapafúrdias, sobre esses resultados, falando, por exemplo, em “desastre do primeiro” e comemorando o “bom desempenho” do segundo.

O economista inglês Michael Roberts rebateu essas análises equivocadas nesta sexta-feira (26), com o artigo “China versus EUA”, publicado em seu blog na internet. Roberts mostra que o crescimento chinês é robusto, enquanto a economia dos EUA se arrasta e as do G7 (grupo que reúne EUA e seus seis satélites) estão em, estagnação ou em recessão. Ele afirma ainda que os investimentos públicos do gigante asiático não são o problema, como alardeiam os economistas ocidentais, muito pelo contrário, eles têm sido a força que está transformando a economia chinesa na única grande potência manufatureira no mundo.

O Escritório de Orçamento do Congresso dos EUA, que faz as projeções econômicas oficiais para a formulação de políticas do governo dos EUA, projeta que a economia dos EUA crescerá 1,8% ao ano até 2033 e 1,4% ao ano a partir de então. Mesmo que a maior taxa de crescimento anual fosse alcançada, a economia dos EUA cresceria apenas 39% entre 2020 e 2035, enquanto a China cresceria 100%. Ou seja, o crescimento da China seria mais de duas vezes e meia mais rápido que o dos EUA”, diz Roberts. Confira!

 

CHINA VERSUS EUA

 

MICHAEL ROBERTS (*)

 

A economia dos EUA cresceu 2,5% em 2023 em relação a 2022, de acordo com a primeira estimativa do PIB real para o 4º trimestre divulgada nesta semana. Isso foi recebido com arrebatamento pelos economistas ocidentais tradicionais – os EUA estão se movimentando e os “meteorologistas da recessão” se provaram muito errados.

AVALIAÇÕES CONTROVERSAS

No início da semana foi anunciado que a economia chinesa cresceu 5,2% em 2023. Em contraste com os EUA, isso foi condenado pelos economistas ocidentais como um fracasso total (com a China usando dados provavelmente falsos de qualquer maneira) e demonstrou que a China está em apuros. Assim, a China cresce o dobro da taxa dos EUA e supera a economia do G7 com melhor desempenho em um longo caminho, mas é a China que está “falhando”, enquanto os EUA estão “crescendo”.

Os economistas ocidentais continuam a argumentar que a economia chinesa está indo pelo ralo. Eu rejeitei este refrão familiar em várias ocasiões. Não é porque eu apoie inquestionavelmente o chamado regime partidário “comunista” – pelo contrário. É porque a crítica ocidental não é correta – e também porque o objetivo dessa crítica é destruir o papel predominante do setor estatal da China e sua capacidade de sustentar o investimento e a produção. A crítica visa desviar a atenção da realidade de que as economias capitalistas ocidentais (além dos EUA, ao que parece) estão em estagnação e quase em queda.

Tomemos isso como exemplo da visão ocidental da China: “o modelo econômico chinês esgotou-se e que uma reestruturação dolorosa é necessária”. Na verdade, se olharmos para a taxa de crescimento dos EUA de 2020-23 e compararmos com a taxa média de crescimento entre 2010-19, mesmo a economia dos EUA está com desempenho inferior. Na década de 2010, a taxa média anual de crescimento real do PIB dos EUA foi de 2,25%; Na década de 2020 até agora, a média é de 1,9% ao ano.

QUEM ESTÁ ESTAGNADO?

“Na verdade, se olharmos para a taxa de crescimento dos EUA de 2020-23 e compararmos com a taxa média de crescimento entre 2010-19, mesmo a economia dos EUA está com desempenho inferior. Na década de 2010, a taxa média anual de crescimento real do PIB dos EUA foi de 2,25%; Na década de 2020 até agora, a média é de 1,9% ao ano”

Se compararmos a taxa de crescimento de 5,2% da China com o resto das principais economias, a diferença é ainda maior do que com os EUA. Japão cresceu 1,5% em 2023; França 0,6%, Canadá 0,4%, Reino Unido 0,3%, Itália 0,1% e Alemanha caiu -0,4%. Mesmo em comparação com a maioria das grandes economias ditas emergentes, a taxa de crescimento da China foi muito maior. Atualmente, a taxa de crescimento do Brasil está entre 2% e 3% ao ano, México 3,3%, Indonésia 4,9%, Taiwan 2,3% e Coreia 1,4%. Apenas a Índia, com 7,6%, e a economia de guerra da Rússia, com 5,5%, é maior (do que as grandes economias).

Há uma tentativa contínua de destruir as estatísticas oficiais divulgadas pelas autoridades chinesas, especialmente os índices relativos ao crescimento. Já discuti a validade dessa crítica em momentos anteriores, mas o argumento atual é que os números do PIB chinês são falsos e se você olhar para outras formas de medir a atividade econômica, como a geração de eletricidade ou aço ou o tráfego nas estradas e portos, então obtemos um número de crescimento muito menor. Mas mesmo que você reduzisse a taxa de crescimento em um terço, isso ainda significaria uma taxa que é o dobro da maioria das economias capitalistas avançadas e acima da maioria das outras. E estamos falando de um gigante econômico, não de uma pequena ilha como Hong Kong ou Taiwan.

CHINA, ÍNDIA E RÚSSIA CRESCERAM

E os números da Índia devem ser contestados tanto quanto os da China por economistas ocidentais. Em 2015, o escritório de estatísticas da Índia anunciou repentinamente números revisados para o PIB. Isso impulsionou o crescimento do PIB em mais de 2% ao ano da noite para o dia.

O crescimento nominal da produção nacional estava sendo “deflacionado” em termos reais por um deflator de preços baseado nos preços de atacados e não nos preços ao consumidor nas lojas, de modo que o valor real do PIB aumentou de alguma forma. Além disso, os números do PIB não foram “ajustados sazonalmente” para levar em conta quaisquer mudanças no número de dias em um mês ou trimestre, ou clima etc.

O ajuste sazonal teria mostrado o crescimento real do PIB da Índia bem abaixo do número oficial. Um melhor indicador de crescimento pode ser encontrado nos dados de produção industrial. E isso é apenas 2,4% a.a. na Índia, enquanto a taxa da China é de 6,8%.

 

De fato, o FMI calcula que a China crescerá 4,6% este ano, enquanto as economias capitalistas do G7 terão sorte de atingir 1,5%, com provavelmente várias entrando em recessão total. E se as previsões do FMI até 2027 forem precisas, a diferença no crescimento aumentará.

DOBRAR O PIB EM DEZ ANOS

Como John Ross apontou, se a economia chinesa continuar a crescer de 4% a 5% ao ano nos próximos dez anos, dobrará seu PIB – e, com uma população em queda, aumentará ainda mais seu PIB per capita. “Para atingir a meta da China de dobrar o PIB entre 2020 e 2035, ela teve que atingir uma taxa média de crescimento anual de 4,7%. Até agora, desde 2020, a China alcançou uma taxa média anual de crescimento de 5,5% – com um aumento médio anual do PIB per capita de 5,6%.

“Se a economia chinesa continuar a crescer de 4% a 5% ao ano nos próximos dez anos, dobrará seu PIB – e, com uma população em queda, aumentará ainda mais seu PIB per capita”

Para atingir a meta de 2035, o aumento total do PIB da China em relação a 2020 tinha que ser de 15,5% e, de fato, chegou a 17,7%. O Escritório de Orçamento do Congresso dos EUA, que faz as projeções econômicas oficiais para a formulação de políticas do governo dos EUA, projeta que a economia dos EUA crescerá 1,8% ao ano até 2033 e 1,4% ao ano a partir de então. Mesmo que a maior taxa de crescimento anual fosse alcançada, a economia dos EUA cresceria apenas 39% entre 2020 e 2035, enquanto a China cresceria 100%. Ou seja, o crescimento da China seria mais de duas vezes e meia mais rápido que o dos EUA.”

Mas economistas ocidentais avaliam que essa meta não será cumprida. Primeiro, eles argumentam que a população trabalhadora da China está caindo rapidamente e, portanto, não haverá mão de obra barata suficiente para aumentar a produção. Mas mais produção não depende apenas de uma força de trabalho crescente, mas ainda mais do aumento da produtividade dessa força de trabalho. E como já demonstrei, há boas razões para supor que a produtividade do trabalho da China aumentará o suficiente para compensar qualquer declínio no número de trabalhadores.

“COLAPSO” QUE NUNCA VEM

Em segundo lugar, o consenso ocidental é que a China está atolada em enormes dívidas, particularmente em governos locais e incorporadoras imobiliárias. Isso acabará levando a falências e a um colapso da dívida ou, na melhor das hipóteses, forçará o governo central a espremer as economias das famílias chinesas para pagar essas perdas e, assim, reduzir o crescimento. Um colapso da dívida parece ser previsto todos os anos por esses economistas, mas não houve colapso sistêmico no setor bancário ou no não financeiro.

Em vez disso, o setor estatal aumentou o investimento e o governo expandiu a infraestrutura para compensar qualquer retração no mercado imobiliário superendividado. De fato, é o setor capitalista da China (baseado principalmente em áreas improdutivas) que está em apuros, enquanto o enorme setor estatal da China assume a liderança na recuperação econômica.

“De fato, é o setor capitalista da China (baseado principalmente em áreas improdutivas) que está em apuros, enquanto o enorme setor estatal da China assume a liderança na recuperação econômica”

A realidade é que a China continua liderando os setores produtivos do mundo, como a manufatura. A China é hoje a única superpotência manufatureira do mundo. Sua produção supera a dos nove maiores fabricantes juntos. Os EUA levaram a maior parte de um século para chegar ao topo. A China demorou uns 15 ou 20 anos.

QUEM DEPENDE DE QUEM?

Em 1995, a China tinha apenas 3% das exportações mundiais de manufaturados, em 2020, sua participação subiu para 20%. Longe de a China ser jogada para um canto pelos EUA “dissociando” seu investimento e demanda por produtos chineses, os EUA são mais dependentes das exportações chinesas do que vice-versa.

“Em 1995, a China tinha apenas 3% das exportações mundiais de manufaturados, em 2020, sua participação subiu para 20%”

E a China está fechando a lacuna com os EUA em produtos de alta tecnologia, incluindo semicondutores e chips.

A China ainda tem algum caminho a percorrer para superar o poder econômico combinado das economias imperialistas, mas está fechando a lacuna. É isso que preocupa os EUA e seus aliados.

Mas veja, dizem os economistas ocidentais, a ênfase da China na produção manufatureira e no investimento em infraestrutura e tecnologia em detrimento do aumento do consumo das famílias é o modelo errado para o desenvolvimento.

SETOR PÚBLICO NA VANGUARDA

De acordo com a teoria neoclássica (e keynesiana), é o consumo que leva ao crescimento, não o investimento. Portanto, a China precisa quebrar seu setor estatal muito grande, cortar impostos para empresas privadas e desregulamentar, para permitir que o setor privado expanda as vendas de bens de consumo.

Mas será que a grande parcela do consumo nas economias ocidentais levou a um crescimento mais rápido do PIB real e da produtividade ou, em vez disso, a quebras imobiliárias e crises bancárias? E não é verdade que mais investimento produtivo impulsiona o crescimento econômico e o emprego e, portanto, os salários e a despesa, e não o contrário? Essa é a experiência na China nos últimos 30 anos, com alto crescimento e investimento proporcionando salários crescentes e gastos do consumidor.

Veremos quem tem razão em relação à China durante este ano.

(*) Michael Roberts trabalhou na City de Londres como economista por mais de 40 anos. Desde que se aposentou, ele escreveu vários livros. A Grande Recessão – uma visão marxista (2009); The Long Depression (2016); Marx 200: uma revisão da economia de Marx (2018): e juntamente com Guglielmo Carchedi como editores de World in Crisis (2018). Ele publicou vários artigos em várias revistas econômicas acadêmicas e artigos em publicações progressistas.