Marqueteiro de Milei fez campanha de Tarcísio e negocia com Tabata

Marqueteiro de Milei fez campanha de Tarcísio e negocia com Tabata
Javier Milei, presidente eleito da Argentina
Javier Milei, presidente eleito da Argentina
LUIS ROBAYO AFP
 
   
Marqueteiro de Milei fez campanha de Tarcísio e negocia com Tabata
Do UOL

Slogan de Lula, apoio de Bolsonaro. As conexões entre os políticos bolsonaristas e a vitória do candidato da extrema-direita na Argentina vão sendo reveladas a conta-gotas. No mundo da publicidade, Pablo Nobel, argentino radicado no Brasil, foi marqueteiro do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022 e recentemente sugeriu para o polêmico Javier Milei o mesmo mote de campanha do PT para o então candidato Lula, de que "a esperança vai vencer o medo". Funcionou.

Pablo Nobel negocia agora a campanha de Tabata Amaral (PSB) à prefeitura de São Paulo. Leia aqui. Em Buenos Aires, ainda suavizando o discurso e depondo armas como uma assustadora motosserra (num continente que tem a Amazônia para proteger), o presidente eleito Milei declarou na quarta (22) que o presidente Lula será bem-vindo à sua posse, em 10 de dezembro. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi prioridade nos convites.

Caixa e Itaú leiloam imóveis na sexta. Os bancos Caixa, Itaú e Santander estão leiloando, juntos, 506 imóveis, localizados em vários estados do país, entre opções residenciais, comerciais e terrenos.

Os leilões acontecem nesta sexta (24) e em 4 de dezembro. Parte dos imóveis está ocupada, o que requer cuidados. Veja aqui os preços dos lances iniciais, os descontos e os financiamentos oferecidos pelos bancos.

Moraes solta 4 presos por atos golpistas. Quatro homens presos pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro na Praça dos Três Poderes tiveram as prisões revogadas na quarta (22) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Eles vão usar tornozeleira eletrônica e não podem se manifestar em redes sociais. Veja quem são.

Na segunda (20), Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, também preso pelos atos golpistas, passou mal em banho de sol no presídio da Papuda e morreu. Ele participou de depredações no Congresso. Entre as mais de 1,4 mil pessoas presas, apenas 112 continuam detidas, segundo o STF.

Desemprego cai para 7,7%. Entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego no Brasil recuou de 8% para 7,7%. Três estados tiveram quedas mais expressivas: São Paulo, Maranhão e Acre. Para as populações da Bahia e de Pernambuco, o desemprego ainda é muito maior do que no restante do país, com taxas de aproximadamente 13%.

Sobre os perfis das pessoas desocupadas, alguns dados chamam a atenção: há mais mulheres (9,3%) do que homens (6,4%) desempregados, e entre brasileiros com ensino superior a taxa de desemprego cai para 3,5%, ou menos da metade da média nacional.

Dinheiro demais atrapalha. Jura? Joyce Pascovitch escreve sobre o documentário A Bilionária, o Mordomo e o Namorado, novidade na Netflix. Conta a história de uma super-rica, Liliane Bettencourt, herdeira da maior marca de cosméticos do mundo.

"Pode parecer sacrilégio, mas a vida dos muito, muito, muito ricos não me causa inveja", afirma a colunista. Leia em Splash.

Calor maior traz catástrofes. Nos termômetros parece pouquinho, uma alteração de apenas 2 graus Celsius para mais na temperatura média do mundo, mas os estragos são gigantes. O calor que se eleva com a emissão de gases do efeito estufa aumenta o risco de incêndios florestais e a propagação de doenças tropicais no mundo todo.

Além disso, chuvas extremas e inundações se tornarão mais frequentes - já estão se tornando, basta ver a repetição de cheias de rios na região Sul do Brasil, com milhares de famílias desalojadas pela segunda ou terceira vez neste ano. Em Porto Alegre, as águas do Guaíba já avançaram para ilhas e bairros em pontos diversos da capital.

Lázaro Ramos canta com o Olodum. No lançamento da comédia Ó, Pai, Ó 2, estreia desta semana, Lázaro Ramos disse que o filme traz as linguagens das ruas da Bahia, berço do Olodum, e revelou que a pandemia de covid-19 em 2020 determinou mudanças no roteiro, sequência do filme de 15 anos atrás.

"Começou uma nova discussão, falando do uso da tecnologia, do Roque como pai, questões ligadas à qual tipo de compositor e artista o personagem gostaria de ser, e eu embarquei de novo", explica o protagonista. Com direção de Viviane Ferreira, também retornaram ao elenco Dira Paes, Érico Brás e Luciana Souza, entre outros atores. Leia em Splash.