ATIVIDADES NÚCLEO MEMÓRIA |   Sábado Resistente debate Mulheres na Resistência

ATIVIDADES NÚCLEO MEMÓRIA |   Sábado Resistente debate Mulheres na Resistência

ATIVIDADES NÚCLEO MEMÓRIA |   Sábado Resistente debate Mulheres na Resistência

 

O Sábado Resistente intitulado Mulheres na Resistência: violência de gênero no passado e no presente ocorreu em 11 de novembro, às 14h, no Auditório do 5º andar do Memorial da Resistência, sendo o penúltimo do ano. O evento contou com a participação de Ana Martins, militante do movimento operário por mais de 20 anos; Rita Sipahi; e Neusa Maria Pereira, jornalista e fundadora do Movimento Negro Unificado.

A íntegra do evento pode ser assistida clicando aqui.

A tarde foi dedicada ao debate sobre a resistência que as mulheres têm empreendido em diferentes contextos de nossa história, tanto no passado quanto na atualidade, a partir da exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política”, em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo, de 07 de outubro de 2023 a 27 de julho de 2024. Buscou-se compreender a força dessas mulheres em uma luta contínua, explorando questões apresentadas na mostra - Pelo que lutam? Como lutam? Quais são suas histórias?

Iniciando a mesa, a mediadora Katia Felipini apresentou as convidadas. Rita Sipahi foi a primeira a falar, abordando o processo da memória e atuação política. “Essa convivência e coletivo nos fez pensar a liberdade como a construção de cada uma de nós mesmas. Outro ponto que destaco é meu trabalho no serviço público: nós construímos lá atrás as creches e o modo de ser das creches”, pontuou a convidada.

Em seguida, Neusa Maria trouxe uma visão interseccional da luta das mulheres. “A luta que eu vim tratando no Movimento Negro Unificado, desde o primeiro ato público contra discriminação racial. Eu entrei para a luta anti racista porque fui discriminada por todos os jornais hegemônicos por onde passei”, explicou Neusa.

A terceira fala ficou por conta de Ana Martins, que traçou um panorama histórico da luta das mulheres no Brasil, abordando eventos recentes como o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Finalmente, o público online presente teve a oportunidade de fazer perguntas, encerrando com mais uma rodada de falas. O último Sábado Resistente do ano está marcado para 09/12, às 14h, com o tema Direitos Humanos, Memória e Resistência.