PGR pede ao Supremo abertura de inquérito contra Salles

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar se o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cometeu crimes para favorecer interesses de madeireiros.

PGR pede ao Supremo abertura de inquérito contra Salles

PGR pede ao Supremo abertura de inquérito contra Salles

Por Congresso Em Foco O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.[fotografo]Jefferson Rudy/Agência Senado[/fotografo]

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Jefferson Rudy/Agência Senado

Jefferson Rudy/Agência Senado

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar se o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cometeu crimes para favorecer interesses de madeireiros. O pedido foi encaminhado nesta segunda-feira (31) à ministra Cármen Lúcia.

No ofício ao STF, o vice-procurador cita haver indícios de prática de advocacia administrativa e de tentativas de tentar impedir ou dificultar fiscalizações ambientais e investigações de organizações criminosas.

A PGR se baseou principalmente na notícia-crime contra Salles apresentada ao Supremo pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, exonerado pelo ministro do posto de superintendência da corporação no Amazonas.

Além disso, Medeiros cita a operação da PF, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, que mirou crimes praticados por agentes públicos para facilitar o contrabando de madeira. Salles foi alvo de mandado de busca e apreensão.