Manchetes de domingo comentadas

Notícias copiladas de jornais de maiores circulação.

Manchetes de domingo comentadas


 

Edição – Chico Bruno

Manchetes de domingo comentadas

FOLHA DE S.PAULO – Na pandemia, igreja pede auxílio emergencial do fiel

CORREIO BRAZILIENSE – Planalto tenta evitar da Seleção à Copa América

ESTADO DE S.PAULO – Pela 1ª vez, maioria de calouros da USP vem de escolas públicas

O GLOBO – Ramos: Decisão do Exército foi ‘extremamente pensada’

Resumo de manchetes

A Folha em sua manchete revela que em um vídeo publicado em março no YouTube, o bispo da Universal, Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, aparece pedindo contribuições para cobrir os custos da igreja, afetada pelo sumiço de fiéis durante restrições impostas pela pandemia da Covid. Com a pergunta "vocês preferem o auxílio emergencial ou o auxílio providencial?", o bispo estimula a doação do benefício concedido pelo governo para aqueles que perderam renda. Terceiro na hierarquia, Cardoso comanda a Universal no Brasil. No vídeo, ele diz que não será possível devolver as ofertas, mas elas se multiplicarão da mesma forma como narrada no episódio bíblico em que Jesus Cristo fez proliferar pães e peixes durante uma peregrinação com milhares de seguidores no deserto. A igreja tem perdido fiéis com as restrições da pandemia. O auxílio emergencial de R$ 300 mensais é o único instrumento do governo federal específico desta etapa da crise. Na oração, o bispo menciona a situação de fiéis que não podem trabalhar. "Meu Deus, eu não posso trabalhar, minha renda foi cortada pelo governador", diz, em crítica ao governador João Doria (PSDB-SP) sem nomeá-lo. O tucano é adversário de Jair Bolsonaro, apoiado por denominações como a da Universal, da Igreja Internacional da Graça de Deus (fundada pelo missionário RR Soares) e da Associação Vitória em Cristo (do pastor Silas Malafaia). Todas essas igrejas criticam as medidas de contenção do coronavírus, como as paulistas, e apoiam o tratamento precoce ineficaz, preconizado por Bolsonaro. A assessoria da Igreja Universal afirmou que o bispo Cardoso só quis estimular os seguidores a não depender apenas do auxílio do governo federal.
A manchete do Estadão informa que a maioria dos novos alunos da Universidade de São Paulo (USP) este ano vem de escolas públicas. A marca é considerada histórica porque desde pelo menos 1995, quando a instituição tem registro, havia prevalência de jovens da rede particular de ensino. A mudança ocorreu por meio de uma política de reserva de vagas, que colocou como meta chegar em 2021 com ao menos 50% de estudantes desse perfil em todos os cursos. O índice geral atingido foi de 51,7%. Dentre eles, 37,5% são pretos, pardos ou indígenas, seguindo a proporção do grupo no Estado. Para especialistas, a USP tem ainda o desafio de incluir mais estudantes pobres, já que a renda média da maioria dos ingressantes continua acima de cinco salários mínimos. “É triste pensar que muitas pessoas nem vislumbram essa possibilidade”, diz Adriana dos Santos, que vive com um salário mínimo e foi aprovada no curso de Medicina. A USP também aumentou este ano o auxílio estudantil para esses alunos se manterem na universidade.
O Globo traz manchete sobre a entrevista do general da reserva, o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, na qual ele diz que a decisão do comandante do Exército de livrar o general Pazuello de punição foi “extremamente pensada” e levou em conta a “a história de vida” dele. Na entrevista, ele afirma que há decisões do STF que causam desconforto no Planalto, e acusou uso político da CPI da Covid. Sobre a distribuição de cargos a aliados, reconheceu que “quem está alinhado tem direito a espaço”.
A manchete do Correio revela que assessores do presidente Jair Bolsonaro saíram a campo para tentar convencer os jogadores da Seleção Brasileira a participarem da competição que começa no próximo domingo, 13 de junho. Os atletas e a equipe técnica liderada por Tite emitiram fortes sinais de que podem não disputar o torneio. A decisão será anunciada na terça-feira, depois da partida contra o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Além da gravidade da pandemia da covid-19 no Brasil, os jogadores estão incomodados com o presidente da CBF, Rogério Caboclo, acusado por uma funcionária da entidade de assédio moral e sexual. A pressão é grande para que ele renuncie. Na arena política, aliados de Bolsonaro acusam Tite de ser o responsável pelo protesto dos atletas.

Notícia do dia: 'Não organizei gabinete paralelo, fazia contatos' - Em vídeo divulgado na tarde deste sábado (5), o ex-assessor da Presidência da República Arthur Weintraub, ao lado do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e seu irmão, negou que tenha participado da organização de um gabinete paralelo que atuaria de modo extraoficial na orientação de Jair Bolsonaro (sem partido) nas ações de combate à pandemia de covid-19 no país. O tema é um dos principais investigados na CPI da Covid. "Quando se ouve aí na Comissão Parlamentar que organizei... Cara, eu não organizei gabinete, eu fazia contatos científicos e trazia as informações pro presidente. [...] Não havia assessoria paralela do presidente", diz Arthur. Weintraub atuava dentro do Palácio do Planalto no núcleo que ficou conhecido como "ala ideológica" do governo. Em agosto de 2020, período em que o governo brasileiro acelerava a campanha em defesa do que passou a chamar de "tratamento precoce" (estímulo à cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada), Weintraub foi designado "especialmente" por Bolsonaro para "acompanhar questões relativas ao tratamento precoce da covid-19". Vídeos revelados, nesta sexta (04), pelo portal de notícias Metrópoles mostram o chamado "gabinete paralelo" orientando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a ter cautela com vacinas sobre a covid-19. Nas imagens, aparecem a médica Nise Yamaguchi, o ex-ministro Osmar Terra e o virologista Paulo Zanoto, entre outros participantes. Em depoimento à CPI da Covid, Yamaguchi afirmou ter se reunido com Arthur, e disse aos senadores que participou de conversas que discutiam a prescrição do uso de cloroquina para o tratamento da covid-19. "Tive contato, sim, com a doutora Nise, ela falava com o presidente, tive contato com o doutor Zanoto, virologista. Eles conversavam comigo, me traziam as coisas para mostrar para o presidente. E era simplesmente uma questão que eles conseguiam ter uma interface, uma conversa comigo, por eu ter essa possibilidade de entender a parte científica do artigo científico. E eu consegui traduzir de uma maneira mais simples para o presidente", afirmou no vídeo.

Primeiras páginas dos jornais

O ministro da Saúde é Bolsonaro - O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), tem muitas expectativas em relação ao novo depoimento que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prestará à comissão na próxima terça-feira. Em entrevista ao Correio, ele acredita que será uma boa oportunidade para o representante do governo esclarecer se ele, realmente, conta com autonomia para comandar a pasta no enfrentamento do novo coronavírus, como disse na primeira vez em que foi inquirido pelo colegiado, no início de maio. Queiroga foi convocado para novo depoimento depois de os senadores independentes e de oposição concluírem que ele faltou com a verdade ao dizer que a cúpula do governo nunca interferiu no seu trabalho como ministro. Para Aziz, à medida que as investigações avançam, crescem as evidências de que o Ministério da Saúde nunca teve autonomia para agir no combate à crise sanitária. As suspeitas são de que um gabinete paralelo, formado por médicos e assessores do Palácio do Planalto, é responsável por orientar as ações federais contra a covid-19. Nesse cenário, a recomendação e a distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença ganharam mais prioridade do que a aquisição de vacinas. Na visão do presidente da CPI, “o ministro da Saúde é o Bolsonaro”. O senador, durante a entrevista, também disse considerar injustos os ataques direcionados a ele pelo presidente da República. “Você nunca me ouviu dizer que o presidente é um genocida, um assassino”, afirmou o senador.  Já em relação ao novo depoimento que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello prestará à comissão, ainda sem data marcada, Aziz faz um alerta: “Espero que não minta. Se mentir, ele sabe que pode ter consequências”.

Bolsonaro acena ao baixo escalão - A decisão do comando do Exército em não punir o general Eduardo Pazuello, que, na última semana, foi acolhido em outro cargo no Palácio do Planalto, gerou reação imediata de diferentes frentes políticas no Brasil. O sentimento que restou foi de alerta e receio devido ao claro sinal de interferência política do presidente Jair Bolsonaro. A decisão do general Paulo Sergio Nogueira, de não punir o ex-ministro da Saúde pela infração disciplina por participar de um ato político, vem pouco depois de tornar-se comandante da Arma, em substituição a Edson Pujol — demitido com os comandantes da Marinha e da Aeronautica, além do então ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva. Analistas apontam que, para promover as seguidas intervenções na caserna, Bolsonaro se escora no “baixo escalão” militar, uma característica que manteve dos tempos em que chegou a tenente — a patente de capitão foi obtida depois que passou à reserva —, oficial subalterno na gradação do Exército. Para o sócio da Hold Assessoria Legislativa, André César, o chefe do Executivo está criando uma mobilização nas baixas patentes “porque elas falam a língua dele”. “O presidente está jogando, montando um quebra-cabeça, peça por peça, para fazer uma projeção que pode ser uma prévia de uma ação mais efetiva e mais dramática. Bolsonaro saiu da retórica para a ação. E essa ação pode se dar em cima dos bolsonaristas raiz, da Polícia Militar e do baixo escalão dos militares”, alerta.

Começa o debate da Reforma Administrativa - A Comissão da Reforma Administrativa será instalada na Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), pediu que os líderes partidários indiquem os integrantes. O deputado Fernando Monteiro (PP-PE) deve ser eleito presidente, e Arthur Maia (DEM-BA), relator. A constitucionalidade da PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, agora, o bicho vai pegar. Muitas polêmicas à vista, especialmente para os moradores do DF, uma cidade de servidores públicos. São muitos temas polêmicos. Por exemplo: as mudanças valerão apenas para os futuros servidores ou atingirão direitos adquiridos de quem já está no serviço público? A estabilidade só valerá para as carreiras de Estado? Será permitida a contratação de servidores sem concurso público? Entram na reforma o Judiciário, o Ministério Público e os militares? A reforma vai instituir um novo sistema de avaliação? Vem aí um debate que vai mexer com a vida de grande parte dos moradores, sob o comando de deputados do Centrão. temas polêmicos. Por exemplo: as mudanças valerão apenas para os futuros servidores ou atingirão direitos adquiridos de quem já está no serviço público? A estabilidade só valerá para as carreiras de Estado? Será permitida a contratação de servidores sem concurso público? Entram na reforma o Judiciário, o Ministério Público e os militares? A reforma vai instituir um novo sistema de avaliação? Vem aí um debate que vai mexer com a vida de grande parte dos moradores, sob o comando de deputados do Centrão.

Bolsonaro fez 4 em 10 posts virais sobre cloroquina - O presidente Jair Bolsonaro é o maior influenciador digital da cloroquina no Facebook. Em todo o mundo, nenhum usuário da plataforma provocou tanto engajamento ao citar o remédio – o resultado foi uma onda de desinformação sobre seu uso no tratamento de covid-19. As postagens que ele publicou sobre o assunto geraram 11 milhões de interações e 1,7 milhão de compartilhamentos na rede social. Do início da pandemia, em março de 2020, até o final de maio de 2021, considerando os 100 textos no Facebook com mais interações sobre cloroquina, em português e outras línguas, o presidente foi o autor de 42 – ou seja, quatro em cada dez. O medicamento, cuja bula indica utilização contra malária e doenças autoimunes, se transformou em símbolo da desinformação sobre a pandemia no Brasil por ter sido apresentado por Bolsonaro como elemento principal do que chamou de “tratamento precoce” – suposta cura contra a covid19. Estudos rigorosos, porém, não demonstraram eficácia contra os efeitos do coronavírus, e alguns indicaram risco de efeitos adversos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda “fortemente” que não seja utilizada contra covid-19. Os alertas da ciência foram ignorados ou contestados por Bolsonaro, que, ao propagandear uma falsa cura, desprezar medidas de isolamento social e apostar na chamada “imunidade de rebanho”, criou no país um ambiente propício ao aumento de contágios e de mortes. No ranking global de engajamento sobre a cloroquina, Bolsonaro ficou à frente do ex-presidente americano Donald Trump (1,1 milhão de interações) e até da OMS (491 mil), segundo análise feita com a ferramenta CrowdTangle, que permite dimensionar o envolvimento dos usuários da plataforma com determinado conteúdo. A análise revela ainda que as mensagens de Bolsonaro que promoveram o chamado tratamento precoce foram bem recebidas por seu público: menos de 1% das reações foram negativas. Diferentemente do que ocorre na maioria dos demais países, a desinformação sobre a pandemia ganhou no Brasil um caráter institucional. Nos últimos 15 meses, além do presidente, outras autoridades e aliados políticos do governo utilizaram redes sociais e a estrutura oficial de comunicação para boicotar sistematicamente orientações de especialistas sobre distanciamento social, medicamentos, uso de máscaras e até mesmo a importância das vacinas. Nesse contexto, o Brasil acabou entre os dez países do mundo com maior mortalidade per capita por covid-19.

Plano de direitos humanos faz 25 anos sob ameaça - Sob revisão pelo governo Jair Bolsonaro, a política brasileira de direitos humanos completa 25 anos. Entre maio e junho de 1996, o jurista José Gregori divulgava e implantava o Programa Nacional de Direitos Humanos. As bodas de prata do primeiro PNDH ocorrem num momento marcado pela maior crise de imagem do Exército no período democrático, pelo avanço das milícias nas cidades e pela operação da Polícia Civil na comunidade do Jacarezinho, no Rio, que resultou em 28 mortos. A revisão do programa é feita pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que informou que oferecerá “recomendações para o aprimoramento” da política de direitos humanos. O PNDH foi parte de um conjunto de ações impactantes na relação entre o Estado e a sociedade civil, como a reparação de famílias de vítimas do regime militar (1995), a tipificação do crime de tortura com penas severas (1997), a transferência para a Justiça comum dos crimes dolosos praticados por policiais militares (1996), a proteção de testemunhas de crimes cometidos por policiais (1999) e a criação do Ministério da Defesa sob comando civil (1999). As medidas tomadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso ajudaram a consolidar a transição ao regime democrático e o poder civil na política. A criação da pasta da Defesa, sem militar no comando, viria na esteira das mudanças. Agora, mais de duas décadas depois, sobram movimentos contrários. Na quinta-feira passada, o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, atendeu pedido de Bolsonaro para não punir o general Eduardo Pazuello pela presença em ato político. O fantasma da indisciplina também ronda os quartéis das polícias estaduais, com excesso de violência e ameaças de motins.

G7 apoia taxa global para multinacionais - O G7, grupo de sete países desenvolvidos que reúne as principais economias do mundo, concordou ontem em apoiar novas regras para tributar empresas multinacionais com um imposto de pelo menos 15%. A proposta é considerada um passo significativo em direção a um acordo global em favor da taxa mínima proposta por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. A medida tem o objetivo de garantir que as companhias recolham impostos nos países em que operam, evitando manobras – como o registro do lucro em paraísos fiscais – para obter uma tributação mais vantajosa. Os países do G7 concordaram em concentrar novas regras tributárias para empresas multinacionais que tenham margem de lucro de, pelo menos, 10%. O grupo também apoiou que o direito de tributar 20% dos lucros acima desse limite seja repartido entre os governos. “As sete nações industrializadas mais importantes hoje apoiaram o conceito de tributação mínima para as empresas. É uma notícia muito boa para a justiça fiscal e uma má notícia para os paraísos fiscais em todo o mundo”, disse o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que a implementação do imposto mínimo global protege a soberania nacional dos países. Ela afirmou que “as pressões que forçaram a redução das taxas de impostos corporativos serão aliviadas” e que o G7, composto por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido, agora busca o endosso de outros países, em especial do G20, para o imposto global.

De moderadores a tutelados, militares perdem influência - Se no início do governo Jair Bolsonaro os militares espalhados pelo primeiro escalão serviam como um anteparo para conter o radicalismo gestado no gabinete do ódio e nos braços ideológicos da gestão federal, a situação mudou dois anos depois. Há quem perdeu a força ou até mesmo o cargo, enquanto outros militares se aproximaram do bolsonarismo e do jogo político conduzido pelo presidente. Tanto que alguns ganharam de colegas de farda um apelido: "generais do centrão". O movimento permitiu que as Forças Armadas passassem a sofrer uma interferência política cada vez maior —evidenciando que quem manda é Bolsonaro— a despeito da hierarquia e das regras tão caras aos militares. O principal sinal de enfraquecimento militar até então havia sido, no fim de março, a demissão do general Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa. A troca na pasta resultou na saída dos comandantes das três Forças, coroando a maior crise militar desde 1977. Nos últimos dias, porém, a ingerência de Bolsonaro sobre os militares foi além. Na quinta-feira (3), o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, aceitou a pressão do mandatário ao decidir livrar o general da ativa Eduardo Pazuello de qualquer punição por ter participado de um ato político ao lado do presidente. Além disso, Pazuello ainda ganhou o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República. Ao levá-lo para um posto no Planalto, Bolsonaro deixou ainda mais claro que não aceitaria castigo para o ex-ministro. Diante do desfecho produzido pelo presidente, muitos integrantes da cúpula das Forças Armadas que defendiam uma punição para Pazuello protagonizaram um contorcionismo retórico para não se opor à decisão forçada por Bolsonaro —ou evitaram se manifestar em condição de anonimato, ao contrário do que fizeram nos últimos dias. Defensor da punição, o vice-presidente Hamilton Mourão foi passar o feriado no Rio de Janeiro e, questionado pela Folha, não comentou o caso.

Governista da CPI trabalha para ser candidato no RS - Seja pela defesa intransigente da hidroxicloroquina, seja pelos memes ligados a uma atriz pornô, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), 70, deixou para trás um mandato marcado pela discrição no Senado para se tornar uma das figuras mais conhecidas da CPI da Covid. O senador grandalhão, de 1,90 m, passava despercebido nas primeiras sessões da comissão. Mas aos poucos foi ganhando espaço, com suas declarações polêmicas, as discussões com colegas, as citações que viraram assunto mais comentado nas redes sociais e a defesa ferrenha do governo Jair Bolsonaro. Embora garanta não haver relação com a atuação na CPI, Heinze é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul e, sempre que pode, vem informando isso ao presidente da República. Engenheiro agrônomo de formação, Heinze foi prefeito de São Borja (RS) e depois, deputado federal por duas décadas, período em que dividiu bancada partidária com Bolsonaro. Assim como a atuação na CPI, a carreira política de Heinze é marcada por polêmicas, sendo a principal delas o inquérito a que respondeu sob a racismo e homofobia no STF (Supremo Tribunal Federal). "No mesmo governo, [tem] seu Gilberto Carvalho, que também é ministro da presidente Dilma [Rousseff], e ali estão aninhados quilombolas, gays, lésbicas, tudo o que não presta", afirmou. "Por isso, pessoal, só tem um jeito: se defendam. Façam a defesa, como no Pará estão fazendo. Façam a defesa como Mato Grosso do Sul está fazendo. Os índios invadiram uma propriedade e foram corridos", afirmou, segundo consta do inquérito, que acabou arquivado. À Folha Heinze disse que sempre advogou em defesa dos pequenos produtores rurais, contra a invasão das terras por indígenas. Segundo ele, sua fala era uma crítica exclusiva ao ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Partido dividido ideologicamente a espera de Bolsonaro - Um partido “moralmente conservador, economicamente defensor do livre mercado e confessionalmente cristão”. Que protege a vida desde sua concepção, considera a família célula fundamental da sociedade e rejeita o “credo socialista, que traz miséria para toda a sociedade”. Assim é o Patriota, legenda que deve receber em breve o presidente Jair Bolsonaro, ao menos pelo que se pode ler em sua carta de princípios. “Brasil acima de tudo”, diz o slogan da legenda, repetindo parte do grito de guerra dos bolsonaristas. Na prática, essa plataforma impecavelmente conservadora não tem respaldo de um amplo setor do partido, e a crise de identidade contribui para o racha que a legenda vive no momento, com direito a disputa judicial. O partido está em conflito entre seu presidente nacional, Adilson Barroso, e o vice, Ovasco Resende, que o acusa de manobrar internamente para permitir a filiação do senador Flávio Bolsonaro (RJ), na última segunda-feira (31). A ala ligada a Resende diz que Barroso ignorou o estatuto partidário para aparelhar a convenção nacional com aliados. E vê com desconfiança o alinhamento total do Patriota ao bolsonarismo, por enxergar a sigla como sendo de centro.

G7 anuncia acordo que mira gigantes da tecnologia - Líderes do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo, anunciaram neste sábado (5) que chegaram ao que chamam de um “acordo histórico” sobre tributação de empresas multinacionais, com foco nos gigantes da tecnologia, como Apple, Google e Facebook. Em comunicado após dois dias de reunião, em Londres, ministros das Finanças dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha, da França, do Reino Unido, da Itália e do Canadá se comprometeram a impedir que as empresas transfiram seus lucros para países de tributação mais baixa e passem a pagar mais impostos onde elas operam. Rishi Sunak, chanceler do Tesouro britânico —cargo equivalente ao de ministro das Finanças—, aprovou o acordo como presidente do grupo neste ano. “Meus colegas das finanças e eu chegamos a um acordo histórico sobre a reforma fiscal global, exigindo que as gigantes tecnológicas multinacionais paguem sua parcela justa de impostos no Reino Unido”, disse ele. Google, Amazon e Facebook disseram que aprovam a medida do G7.

Fusões batem recorde, mas só 1/3 deve prosperar - As operações de fusão e aquisição disparam no país bateram recorde no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da KPMG, que faz levantamentos sobre esses negócios desde o início dos anos 2000, foi o melhor trimestre da história. Segundo a consultoria foram 375 operações no período, alta de 31% sobre o mesmo intervalo do ano passado (286) e um salto de 47% sobre as 255 do último trimestre de 2020. O recorde anterior era 352, no quarto trimestre de 2019. De acordo com Luis Motta, sócio-líder de assessoria em fusões e aquisições da KPMG no Brasil, o crescimento se deve ao ambiente de grande liquidez combinado à necessidade de mudanças nas companhias, para adaptar o negócio à pandemia. Tanto é assim que algumas empresas fazem compras em série desde o ano passado. É o caso de Magazine Luiza. Do início de 2020 até maio deste ano, fechou 17 negócios. Mas para a doutora em psicologia Betânia Tanure de Barros, sócia da consultoria BTA (Betania Tanure Associados), especializada em comportamento organizacional, a rapidez com que as operações têm sido fechadas durante a pandemia pode ser um complicador na consolidação do novo negócio. Levantamento da consultoria aponta que 68% das operações de fusão e aquisição no Brasil nos últimos cinco anos não geraram riqueza após o negócio. Ou seja, essas operações não atingiram os objetivos propostos, seja em ganhos de sinergia ou em retorno para os acionistas. A principal dificuldade está nas diferenças culturais entre as organizações. "O day after entre comprados e compradores continua sendo o grande desafio", diz a especialista, ao destacar cinco tipos diferentes de integração, que carecem de estratégias distintas.

Distribuição de riquezas é chave para o futuro - Atento ao desenvolvimento tecnológico em suas composições desde o final dos anos 1960, o músico Gilberto Gil, 78, vislumbra um futuro em que as capacidades e a extensão da vida do ser humano serão ampliadas pelo avanço científico. Gil vê riscos de uma distribuição desigual das conquistas tecnológicas. Segundo o músico e ex-ministro da Cultura, a tecnologia não abole os diversos problemas que a sociedade tem, que vêm da política, da economia, da distribuição da renda e da produção de riqueza. O artista fará uma palestra online entremeada por canções de sua autoria que tratam de tecnologia na próxima quinta (10), às 10h. O evento é organizado pela consultoria Thoughtworks e recebeu o título "Caminhos para a democratização da tecnologia". Será transmitido pelo canal de YouTube da companhia. Marta Saft, co-diretora-presidente da empresa, diz que o convite era para uma apresentação ao vivo em abril de 2020, que foi adiada por causa da pandemia. A executiva diz que o convite surgiu pelo interesse que Gil sempre demonstrou por temas críticos da tecnologia em suas letras.

Na rede, vacinados encaram 'fiscais de comorbidade' - Foi só publicar em suas redes sociais a foto com o esparadrapo no braço, indicando que havia tomado a tão esperada vacina contra a Covid-19, que a atriz Aline Abovsky, 48, começou a receber mensagens com perguntas como “qual mutreta você fez para poder tomar a vacina”, “onde você conseguiu atestado?”, “mas o que você tem para poder tomar vacina?”. “De tanto ter que ficar explicando individualmente que sou hipertensa, que isso é uma comorbidade para a Covid e que não tinha conseguido atestado de maneira ilegal, fiz um post desabafando, porque me senti muito mal com toda essa cobrança”, diz. Assim como Aline, muitos brasileiros que se vacinaram por terem alguma comorbidade –doença que pode levar a um quadro mais grave da Covid, aumentando inclusive a chance de morte–, viraram alvo de questionamentos sobre seu estado de saúde e insinuações de que teriam furado a fila da vacina. O constrangimento causado pelos “fiscais de comorbidades” pode, à primeira vista, parecer mais uma das tantas discussões que ficam apenas nas redes sociais. Mas a invasão da privacidade do paciente pode ser tão opressora que ultrapassa o mundo virtual, e alguns até relutam em se vacinar, mesmo tendo direito. É o caso de Marta (nome fictício), 39, que pensou duas vezes antes de ir até o posto de saúde próximo à sua casa para tomar a primeira dose do imunizante. Por ter HIV (vírus causador da Aids), a camareira temia passar por algum constrangimento na triagem. Ao chegar no local, suas suspeitas foram confirmadas: um problema com a documentação exigida expôs sua condição para as pessoas ao redor e, mesmo com laudo, a aplicação foi negada. “Quando eles [funcionários] nos perguntam, não falam baixinho no nosso ouvido. Tinha muita gente e todo mundo ficou me olhando”, conta. Saiu do posto decidida a não tomar mais a vacina. Mas a assistente social que acompanha seu caso a convenceu do contrário e, na segunda tentativa, ela conseguiu ser vacinada. O alívio foi tanto que publicou a conquista em suas redes sociais. Após a publicação da foto, porém, mensagens como “o que você fez para conseguir [se vacinar] se você não tem nem 40 anos?”, começaram a chegar. Para não expor a sua condição, mentiu dizendo que tinha outra comorbidade. "Se a gente falar que tomou a vacina porque é soropositivo, os amigos da gente e nossa família vão se afastar. Muita gente tem preconceito", disse Marta, que descobriu ter HIV em julho de 2020, enquanto se tratava de um quadro grave de Covid-19. Para evitar ter de dar satisfações aos fiscais de comorbidades, alguns escondem que se vacinaram. O auxiliar de RH André (nome fictício), 46, por exemplo, nem tirou foto do momento em que recebeu a dose contra a Covid-19, com medo de o registro vazar e ele ter de explicar por qual motivo recebeu o imunizante. Seus amigos e colegas de trabalho não sabem que ele tem anemia falciforme, mas André imagina que, se vazasse uma foto sua sendo vacinado, as pessoas o questionariam sobre sua saúde. “Não quero ter que ficar palestrando, explicando que negros têm mais tendência [a ter anemia falciforme]”, diz. “E por causa desse pessoal que fica desconfiando da doença dos outros, eu tive que esconder a coisa mais legal que me aconteceu neste ano.”

Destaques

Delegado diz que dinheiro de madeira ilegal vai para grupos criminosos que financiam políticos - O delegado Alexandre Saraiva afirmou em uma videoconferência no Instituto Federal do Piauí que a riqueza gerada na exploração de madeira ilegal abastece organizações criminosas que financiam políticos. “Vai gerar [a madeira] muita riqueza para organização criminosa que vai fazer o quê? Financiar campanhas de políticos. Por que tem tanto parlamentar defendendo madeireiro?”, disse o delegado. Em meio ao embate com Ricardo Salles (Meio Ambiente), Saraiva também disse que decisões judiciais podem, sim, ser criticadas. “Qualquer ato, de qualquer funcionário público está sujeito à opinião pública”, afirma.

Militares tentarão sair do mandato de Bolsonaro preservando a instituição - Pesquisador da relação entre militares e a política, o professor de ciências políticas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Paulo Ribeiro da Cunha vê o presidente Jair Bolsonaro enfraquecido no meio militar a ponto de já se discutir internamente o cenário para as Forças quando ele não ocupar mais a Presidência. “Esse grupo está muito mais preocupado em tentar uma saída sem maiores danos do que em forçar a reeleição do Bolsonaro”, diz o acadêmico. No mais recente episódio de sua tumultuada relação com as Forças Armadas, Bolsonaro pressionou o Exército a não punir o general Eduardo Pazuello. O ex-ministro da Saúde havia participado de um ato político com o presidente no Rio, no último dia 23, atitude que transgrediu as normas disciplinares da corporação. Na quinta-feira (3), o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, anunciou a decisão de livrar o oficial de qualquer penalidade. Antes, no fim de março, Bolsonaro, ele próprio um capitão reformado, já havia provocado uma crise de dimensão inédita com a demissão simultânea dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Para Ribeiro da Cunha, a interferência presidencial de meses atrás acabou afastando-o das Forças e o imbróglio da última semana deixa o Exército “acéfalo”, com um comando desmoralizado diante da subserviência. O professor escreveu o livro “Militares e Militância”, que aborda a presença das esquerdas nas Forças. Ele também assessorou a Comissão Nacional da Verdade, que investigou de 2012 a 2014 crimes da ditadura militar. O acadêmico defende a tese de que militares e PMs deveriam ter canais legais de participação política não partidária, como associações de classe. Mas diz que isso não se confunde com a atitude de Pazuello de comparecer a um ato público a favor do presidente.

PGR pede volta do deputado Daniel Silveira à prisão - Em manifestação enviada nesta sexta-feira (04) ao STF (Supremo Tribunal Federal), a PGR (Procuradoria-Geral da República) defendeu a volta do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) à prisão por diversas violações ao monitoramento por tornozeleira eletrônica. O parlamentar bolsonarista está em regime domiciliar desde 14 de março. Ele foi preso após divulgar vídeo com ataques a ministros do STF. No documento, assinado pelo vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros, são mencionados relatórios da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro que mostram violações da tornozeleira, como rompimento de lacre, ausência de bateria e violação da área de inclusão.

Vendedora afirma aceitar desculpas de médico brasileiro detido no Egito - A vendedora muçulmana que foi alvo de insinuações de teor sexual feitas pelo médico Victor Sorrentino diz, em um novo vídeo, aceitar as desculpas do brasileiro. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do médico. Tanto Sorrentino quanto a vendedora são mostrados na gravação, postada nas redes sociais do médico na sexta (4) —a mulher, porém, tem sua imagem borrada. No registro, o médico disse que errou em fazer uma gravação sem autorização e usando “palavras feias”. Ele pede as “mais sinceras desculpas” à vendedora, que afirma aceitá-las, acrescentando que o povo egípcio é muito hospitaleiro e recebe visitantes de todas as partes do mundo.

Ao planejar futuro partidário, Bolsonaro aposta em fim da tempestade - Enquanto o entorno do presidente avalia que já está passando da hora de ele se filiar a um partido, Jair Bolsonaro tem o seu próprio ritmo e não vê necessidade de pular na primeira canoa: acha que seu passe aumentará nos próximos meses. Embalado pelo recente resultado do PIB e com uma receita de programa social quase pronta para ir ao forno, Bolsonaro entende o tempo como aliado: partidos maiores vão procurá-lo quando a tempestade amainar e, mesmo se isso não acontecer, estará mais forte para exigir o controle total de siglas menores. A aposta é arriscada, mas faz sentido. Se Bolsonaro for mesmo para o pequeno Patriota, não terá um Fundo Eleitoral para gastar às largas na campanha do ano que vem. Os três partidos que Bolsonaro dá como certos numa coligação, PP, PL e Republicanos, têm dito nos bastidores que não ajudarão com recursos a candidatura presidencial. Os três estão focados em turbinar bancadas no Congresso, em especial, na Câmara. Claro, mesmo fechando a torneira do dinheiro, esses três partidos podem garantir a Bolsonaro bom tempo TV, algo que ele não teve em 2018. Agora, se ficarem com a vaga de vice na chapa ou mesmo se filiarem Bolsonaro, PP, PL e Republicanos terão de botar dinheiro na candidatura do presidente à reeleição. A conta de padeiro nos bastidores é mais ou menos essa: R$ 10 milhões do Fundo Eleitoral são insuficientes para uma campanha presidencial, mas muito para as de deputados federais e de senadores. Por isso, conselheiros políticos de Bolsonaro e dirigentes partidários tanto insistiram para que o clã voltasse para o PSL, que estima ter R$ 500 milhões de fundo para torrar no próximo ano. Flávio, inicialmente, era adepto dessa tese, mas costuma dizer: “Temos CPFs diferentes”. O PP quer eleger entre 50 e 60 deputados em 2022 e anda conversando com insatisfeitos do DEM. O movimento é feito com cautela nos bastidores.

A política se reorganiza rumo a 2022 - Esqueça a atual configuração partidária, que há décadas mandava em São Paulo e em outros grandes centros. As últimas movimentações dos principais atores políticos, especialmente no estado mais populoso do país, indicam um racha sem precedentes. Os tucanos vão se dividir entre o governador João Doria e o ex-governador Geraldo Alckmin. O DEM, por sua vez, vai rachar em três: um grupo ficará com Rodrigo Garcia, outro com Alckmin e ainda tem um terceiro segmento partidário, no caso o deputado Kim Kataguiri, que apoiará a candidatura de Arthur do Val (Patriota) em qualquer hipótese, independentemente de partido. No plano nacional, aliás, o DEM tem hoje duas frentes: ou a neutralidade ou a candidatura do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Sinal de que os bolsonaristas do partido ainda não têm poder de levar a legenda para Bolsonaro.

Sob verde - Em meio a uma investigação recém-aberta que o investiga por crimes ambientais, entre outros, o ministro Ricardo Salles acaba de comprar e se mudar para uma casa de dois andares em uma das áreas mais arborizadas de São Paulo: a Rua Honduras, no Jardim América.

Bolsonaro participou de pelo menos 84 aglomerações - O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), participou de pelo menos 84 aglomerações desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-19 em 11 de março do ano passado. Em média, o chefe do Executivo brasileiro esteve presente em uma concentração de pessoas a cada 5,3 dias, algumas delas registradas na mesma data, segundo levantamento feito pelo GLOBO baseado exclusivamente nos álbuns oficiais do perfil do Palácio do Planalto no Flickr - comunidade online de compartilhamento de fotografias. Nas aglomerações contabilizadas durante 70 viagens e atos em Brasília, Bolsonaro usou máscara em apenas três ocasiões. Em quase todas as demais, o presidente posou para fotos em meio a multidões e cumprimentou seus apoiadores com apertos de mão e abraços. Ele ainda segurou crianças no colo e se alimentou sem cuidados de higienização, em desacordo com os protocolos sanitários preconizados por especialistas de saúde. O levantamento não considerou eventos, solenidades e reuniões com autoridades, embora em algumas situações o distanciamento social tenha sido desrespeitado. Em contrapartida, algumas aglomerações foram reportadas no mesmo dia em locais diferentes, ainda que na mesma cidade. Viagens em que o presidente desembarcou em um aeroporto e seguiu de carro a outra cidade foram admitidas como apenas uma. O primeiro registro de aglomeração que consta no álbum oficial da Presidência foi em 11 de abril do ano passado, quando Bolsonaro vistoriou as obras de instalação do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, acompanhado do governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM). Em suas viagens, Bolsonaro promoveu quatro aglomerações no mesmo dia em duas ocasiões. Em 18 de setembro de 2020, o presidente fez duas paradas em Mato Grosso. Em Sinop, o primeiro compromisso foi um ato realizado pelos representantes do Agronegócio. Bolsonaro chegou sem máscara, cumprimentou os produtores rurais, tirou foto em frente a um outdoor que defendia o armamento da população e discursou em um palanque montado dentro de um galpão fechado. No mesmo município, Bolsonaro visitou, sem máscara, a Usina de Etanol INPASA. Mesmo desprotegido, segurou no colo crianças que também estavam sem o equipamento - e até um cachorro entregue por apoiadores. Após deixar Sinop, o presidente desembarcou em Sorriso (MT), onde participou de dois compromissos com aglomerações: o ato de entrega de títulos de propriedade rural e o lançamento simbólico do plantio de soja. Em Maceió, Bolsonaro entregou 500 unidades habitacionais no Residencial Oiticica I e inaugurou o complexo viário das BRs 104 e 316. O presidente não usou máscara em nenhum dos dois eventos. Em ambos, ele foi ao encontro de apoiadores que se amontoavam no local. Após deixar a capital de Alagoas, a comitiva presidencial esteve em São José da Tapera, localizado a 240 km de Maceió, para inaugurar o Canal do Sertão Alagoano. Bolsonaro estava acompanhado do senador Fernando Collor (PROS-AL) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O trio dispensou as máscaras durante o evento. O presidente ainda fez uma "parada inopinada", conforme descrito no álbum de fotografias da Presidência da República, por não estar prevista na agenda oficial. O helicóptero oficial aterrissou em um campo de futebol de várzea no Povoado Alecrim, no município alagoano de Girau do Ponciano. Bolsonaro abraçou os moradores, tirou fotos com crianças, caminhou pelas ruas do lugarejo e entrou em um mercado. Tudo isso, outra vez, sem máscara.