Homenagem ao nosso Conselheiro Marco Maciel.

Um construtor de pontes na Politica. 

Homenagem ao nosso Conselheiro Marco Maciel.
Homenagem ao nosso Conselheiro Marco Maciel.
O Instituto João Goulart homenageia através desta despedida, o nosso Conselheiro notável Marco Maciel, e rende a sua família nossos pêsames, na sua partida.
 
Um construtor de pontes na Politica. 
(*Silvio Amorim)
 
 
Marco Antônio de Oliveira Maciel, pernambucano, estadista, expoente no cenário da politica brasileira. Teve sua estreia parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, Casa Joaquim Nabuco, patrono este que inspirou a vida publica de Marco Maciel.
Nasceu no Recife, em 21 de junho de 1940. Filho de Carmen Sylvia Cavalcanti de Oliveira Maciel e Jose do Rego Maciel. Dos nove filhos do casal,  Marco Antônio optou pela vida publica, seguindo o exemplo do pai, que foi Promotor, Consultor Geral do Estado, Secretario da Fazenda, duas vezes Deputado Federal e Prefeito do Recife.
Quem acompanhar sua vida vai conhecer alguém que prática a politica `como ação missionaria, que a faz como virtude, ciência e arte do bem comum​` como define Tristão de Athayde. Foi essa forma de atuar que o tornou um dos mais conhecidos e respeitados homens públicos, com relevantes serviços a Pernambuco, ao Pais, as instituições e ao Povo.
Advogado e Professor de Direito Internacional Publico, começou militando na politica na tradicional Faculdade de Direito do Recife. Nessa época, conheceu a estudante de Sociologia Anna Maria Ferreira Maciel, sua esposa e companheira de todas as horas.
Eleito Deputado Estadual (1967-1971), sendo naquela eleição um dos mais votados. Foi Líder do Governo Nilo Coelho. Eleito Deputado Federal em dois mandatos (1971-1975 e 1975-1979), foi Presidente da Câmara dos Deputados (1977-1979).
Governou Pernambuco de 1979 a 1982, fazendo um governo desenvolvimentista e socialmente progressista, fincando bases e estruturas para o futuro do Estado, como o Porto de Suape, com ampliação da infraestrutura aeroportuária em Recife e Petrolina. Fez obras básicas em todo o Estado, nas áreas da saúdeeducação, saneamento abastecimentoirrigação e construção de 100 mil casas populares.
Senador eleito em três mandatos (1983-1990, 1991-1994 e 2003-2011), liderou ao lado de Tancredo Neves, Ulisses Guimaraes e Aureliano Chaves, a Aliança Democrática, que firmou compromisso com o Partido do Movimento Democrático brasileiro e a Frente Liberal o documento denominado `Compromisso com a Nação​`, em 7 de agosto de 1984, que viabilizou a eleição, pelo Colégio Eleitoral, de Tancredo Neves a Presidência da Republica e Jose Sarney a Vice-presidência.
Ministro da Educação e Cultura(1985-1986) e Ministro Chefe do Gabinete Civil da Presidência da Republica (1986-1987).
Eleito Vice Presidente da Republica em dois quadriênios (1995-1998 e 1999-2002) ao lado do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi um dos colaboradores proativo, ajudando na estabilidade politica, econômica e social do Governo.
Entre tantas outras atividades, Marco Maciel e Membro da Academia Brasileira de Letras-ABL e da Academia Pernambucana de Letras -APL. Presidente da Fundação Oscar Niemeyer e Membro do Conselho de Notáveis do Instituto Presidente Joao Goulart. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB e do Instituto ArqueológicoHistórico e Geográfico Pernambucano - IAHGP. 
 
*Silvio Amorim, advogado, foi Subchefe da Casa Civil, ainda estudante da Faculdade de Direito do Recife, quando Marco Maciel foi Governador de Pernambuco e amigo por toda vida.  
 
   
 
 
 
 
Silvio Amorim 
Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo