Gilmar Mendes diz que Lava Jato é o “maior escândalo judicial da história”

Vê mídia “em conluio” com Lava Jato

Gilmar Mendes diz que Lava Jato é o “maior escândalo judicial da história”

Gilmar Mendes diz que Lava Jato é o “maior escândalo judicial da história”

Vê mídia “em conluio” com Lava Jato

Critica juiz Marcelo Bretas, do RJ

STF julga suspeição de Sergio Moro

Gilmar Mendes durante a sessão desta 3ª feira sobre a suspeição de Mororeprodução/Youtube/STF


 

O presidente da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse, nesta 3ª feira (9.mar.2021), que a operação Lava Jato de Curitiba é o “maior escândalo judicial da nossa história”.

A afirmação foi feita durante a sessão que analisa a suspeição de Sergio Moro nas condenações dadas na operação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Pretendo contextualizar os fatos aqui narrados com as experiências históricas trazidas pela operação Lava Jato. O presente voto não apenas descreve uma cadeia sucessiva de atos lesivos ao compromisso de imparcialidade. Ele explicita as condições do surgimento e funcionamento do maior escândalo judicial da nossa história”, disse o ministro.

O julgamento voltou à pauta do colegiado, composto por 5 ministros, depois de o relator da Lava Jato, Edson Fachin, anular ações penais contra Lula e mandá-las para análise da Justiça Federal de Brasília.

Mendes não poupou críticas aos procuradores de Curitiba. Citou um “conluio” entre eles e a mídia para promover a operação.

[Às vezes], um ou outro repórter diz: ‘o ministro Gilmar Mendes já elogiou a Lava Jato’. E já elogiei. E acho que o combate à corrupção é digno de elogio. Agora, uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. O combate à corrupção tem que ser feito dentro dos moldes legais”. 

Por fim, o ministro votou para considerar Sergio Moro suspeito. O placar está em 2×1 pela suspeição do ex-juiz, ou seja, para declará-lo parcial nas condenações de Lula.

SOBROU PARA BRETAS

Em extenso voto, Gilmar Mendes estendeu suas críticas ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara do Rio de Janeiro. Disse que há um “modelo de atuação” da Lava Jato “ativo e persecutório”. Acrescentou: “[há] episódios sobre os quais se fala dessa 7ª Vara do Rio de Janeiro”. “Não sei por que esse escândalo ainda não veio à tona, mas o que se fala em torno dessa 7ª Vara é de corar também frade de pedra”.

Em seguida, o magistrado da Justiça fluminense respondeu em seu perfil no Twitter a um post da jornalista Mônica Bergamo na mesma rede social que citava a declaração do ministro: “NEGO VEEMENTEMENTE [sic] qualquer suposta irregularidade”, declarou Bretas, respondendo a post na rede social da jornalista Mônica Bergamo.