Fariseu grava vídeo condenando golpe fracassado que ele mesmo chefiou

Após a aprovação de seu impeachment, Trump se diz "chocado com a violência" que instigou

Fariseu grava vídeo condenando golpe fracassado que ele mesmo chefiou

Fariseu grava vídeo condenando golpe fracassado que ele mesmo chefiou

 Por   Publicado em 14 de janeiro de 2021

Após a aprovação de seu impeachment, Trump se diz "chocado com a violência" que instigou (foto extraída de vídeo)

Pouco mais de uma hora após a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos ter aprovado o impeachment por “incitação à violência” contra o governo e as instituições democráticas do país e tentativa de impedir a homologação da vitória oposicionista – o assalto ao Congresso que chocou o mundo -, Donald Trump divulgou vídeo em que cinicamente “condena a violência” e fala em “lei e a ordem”, depois de no dia 6 ter conclamado a turba a “marchar ao Capitólio”, “lutar como o inferno”, “a eleição foi roubada de vocês, de mim, do país” e “com fraqueza vocês não tomarão o país de volta”.

“Nós nunca desistiremos, nós nunca concederemos”, enfatizou então.

 

Nessa nova aparição em vídeo, além de não fazer qualquer menção à decisão de impeachment tomada pelos deputados, ele inclusive joga a culpa pelo assalto ao Congresso sobre os integrantes de seu motim: “se você fez algumas dessas coisas, você não está apoiando nosso movimento”, está “atacando o país”.

Isso depois de, no dia 6, ter chamado a “caminhar [ao Capitólio] e eu estarei lá com vocês e estarei olhando a história ser feita”, após assegurar à turba que a Constituição “permitia” virar a mesa e os resultados. Só dependia de que os parlamentares republicanos, que estariam como um “boxeador no canto e com os braços amarrados atrás”, tivessem a “coragem” de fazer o que “tinha que ser feito”. “Nós temos de nos livrar das pessoas fracas no Congresso”. “Deixe os fracos de fora [do Partido Republicano], é hora de força”.

 

Agora, a conversa dele é que “a incursão no Capitólio atacou o coração da República”, “a violência de turba vai contra tudo em que acredito” e que “nunca há justificativa para a violência, não há desculpas ou exceções”.

Que a hora é de “escutar um ao outro” – caso os gritos de “enforquem Pence” e “cadê Pelosi” não atrapalhem o esforço -, “reduzir as tensões” e ajudar a “promover a paz” nos EUA.

Depois de ter bloqueado por horas o socorro da Guarda Nacional ao Congresso assaltado por supremacistas brancos, nazistas e delirantes, ou seja, pela fina flor do trumpismo, agora Trump se atribui a iniciativa pelo envio prévio de milhares de soldados a Washington, para impedir a repetição do dia 6, o que as hordas trumpistas, aliás, andam prometendo abertamente, como alertou o FBI.

 

O que Trump acaba de fazer com o vídeo é a mesma coisa que Bolsonaro fez, quando aquele acampamento bolsonarista, que cercava o STF, deu errado.

Tanto em um quanto em outro caso, quem estava incitando a desordem – Trump e Bolsonaro – apareceu depois que o negócio fracassou, com o discurso da ordem.

 

Coisa típica de fascista, sem nenhuma espécie de apego à verdade, sem nenhum caráter, inclusive sem nenhum pudor de torrar sua própria milícia, depois que ela escandalizou as pessoas, o público, o povo, e fracassou.