A ELETROBRÁS E AS NARRATIVAS FURADAS DAS PRIVATIZAÇÕES

1️ – Primeiro disseram que o Estado era ineficiente por causa da estabilidade.

A ELETROBRÁS E AS NARRATIVAS FURADAS DAS PRIVATIZAÇÕES

A ELETROBRÁS E AS NARRATI-VAS FURADAS DAS PRIVATIZA-ÇÕES

 

 

Por Samuel Braun

1️ – Primeiro disseram que o Estado era ineficiente por causa da estabilidade.

Há mais de um século estudos provam as vantagens da estabilidade, ausência de restrição financeira e capacidade de planejamento estatal para os objetivos de longo prazo e contra a corrupção. Lembre: guardiões do Crivella, desvios nas OSs e corrupção nas empreiteiras, onde entra o interesse privado, sai o ganho público.

2 -Aí inventaram que, embora mais íntegro e eficaz a longo prazo, era mais caro.

Uma simples operação de lógica mostra que numa relação entre A e B, a inclusão de um intermediário C encarece, dada a remuneração/lucro desse último.

3 – Por fim, mesmo mais corrupto, mais ineficiente e mais caro, querem privatizar dizendo que precisamos de dinheiro no curto prazo.

Esse último ponto é eivado de bizarras contradições:

– É como vender os móveis e aparelhos da casa pra comprar comida. Não resolve, acaba o que vender e o problema só piora. Em economês: não se resolve fluxo com estoque.

– A União criou todo os Reais existentes. É o único agente econômico sem restrição de sobrevivência na moeda nacional, sem limite financeiro à emissão dela. E todo seu gasto, no dia-a-dia, é feito com emissão, do zero. Porque precisaria pedir aos usuários aquilo que ela mesma cria?

– Estudos da indústria mostram que a privatização da Eletrobrás dará um PREJUÍZO de 400 BILHÕES entre 20 e 30 anos. Um rombo anual do tamanho do Auxílio Emergencial pago esse ano.

Se desfazer de uma empresa lucrativa ? Pra ainda levar prejuízo ? Por que ? Quem faz isso em sã consciência ? Só pra enriquecer ainda mais os bilionários às custas do povo?

Você quer pagar 30 bilhões por ano a mais de conta de luz ? Aumentar a inflação ? Ter um serviço pior no longo prazo? Ver mais corrupção ?

Se não, manifeste-se contra a privatização da Eletrobrás que ocorre AGORA, na MP 1031 (de Bolsonaro e Paulo Guedes) em votação no Senado.