102 anos: homenagem a Jango resgata seus planos de construir uma grande nação

“Na data de 1º de março, aniversário de 102 anos do ex-presidente João Goulart, as comemorações se somam à luta para resgatar o Brasil da treva bolsonarista”, disse João Vicente, seu filho.

102 anos: homenagem a Jango resgata seus planos de construir uma grande nação

102 anos: homenagem a Jango resgata seus planos de construir uma grande nação

 Por   

 

O presidente João Goulart, durante a parada de 7 de setembro de 1962

“Na data de 1º de março, aniversário de 102 anos do ex-presidente João Goulart, as comemorações se somam à luta para resgatar o Brasil da treva bolsonarista”, disse João Vicente, seu filho

 

No dia 1º de março, data em que o ex-presidente João Goulart faria 102 anos de idade, o PDT de São Borja, interior do Rio Grande, e terra natal de Jango e de Getúlio Vargas, prestou uma homenagem a Jango, um dos presidentes mais populares do país e que foi derrubado pelo golpe de Estado entreguista de 1964. Jango morreu no exílio em 1976.

Participaram do ato, coordenado pela presidente do partido no município, Carmem Vargas, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, pré-candidato do partido Presidência da República, João Vicente Goulart, filho de Jango, que disputou a presidência em 2018 e dirige o Instituto Presidente João Goulart, o deputado federal Pompeo de Mattos, a deputada Juliana Brizola, Cristopher Goulart, neto de Jango e suplente de senador, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, Ciro Simoni, presidente estadual da legenda e diversos dirigentes regionais do partido.

João Vicente, na condição de filho de Jango, falou primeiro, agradecendo aos sãoborjenses pela homenagem a seu pai. Ele lembrou “a luta e o sacrifício de Jango em defesa de São Borja, do Rio grande e principalmente do Brasil”.

“Infelizmente o destino lhe ofereceu a morte no exílio tornando-se único presidente constitucional desta nação a morrer no exílio, lutando pela liberdade, pela democracia, mas, principalmente, lutando por um projeto de nação brasileira que trouxesse a todos os brasileiros as mesmas oportunidades e a mesma justiça social que é tão necessária até hoje”, disse o filho de Jango.

Assista aqui a live em homenagem a João Goulart

Ele destacou que “a consequência lógica do resgate de Jango é a luta pelo resgate da soberania brasileira e o resgate dessa imensa população que hoje está desamparada no Brasil. Devemos reviver as suas lutas políticas porque o Brasil está em processo de desmantelamento de suas instituições, da economia, com o entreguismo que tanto Jango combateu”, conclamou João Vicente, hoje na direção nacional do PCdoB. João afirmou ainda que as homenagens ao seu pai se se somam à luta para “tirar o Brasil das trevas do bolsonarismo”.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, destacou que se as reformas de base tivessem sido implantadas, o Brasil não estaria vivendo tanto drama como o que é vivido hoje. Ele destacou que ninguém pode esmorecer e que a luta deve prosseguir em defesa do Brasil. Cristopher Goulart agradeceu a presença da direção nacional do partido e saudou o ex-governador Ciro Gomes, a quem chamou de futuro presidente.

Ciro resgatou a figura de Jango e disse que o Brasil precisa desesperadamente de exemplos como o de Jango. “O discurso político atual está muito desmoralizado, está pasteurizado”, observou o ex-governador. Ciro apontou a gravidade do momento. “O país está vivendo o seu pior momento. O desemprego campeia, inadimplência humilha milhões de pessoas e a elite brasileira se alienou de um jeito tal que nos envergonha”, denunciou Ciro.

“Por isso lembrar João Goulart é um esforço que eu faço para mim. Quando eu vejo os problemas se agigantarem, quando eu me sinto pequeno, humilde diante de um desafio tão grande, eu vou na biografia de alguns brasileiros que me antecederam e que foram à Presidência da República para me espelhar neles e Jango é um deles”, acrescentou o presidenciável do PDT. Ciro fez também um resgate das conquistas da Revolução de 1930, liderada por Getúlio, entre elas a emancipação política das mulheres que passaram a ter o direito ao voto.

A deputada estadual Juliana Brizola saudou a todos pela oportunidade de homenagear João Goulart. Ela disse que não teve a oportunidade de conhecer o “tio janguinho”, como ele era chamado pela família, mas que sabia que ele era uma pessoa especial. “Ele ouvia a todos, os de cima e os de baixo”, lembrou.

Ela contou que nas brigas entre Jango e Brizola, o papel desempenhado por Neuza Brizola, irmã de Jango, foi decisivo para que os dois se entendessem. “Os dois cumpriram o seu papel e foram decisivos”. “Como faz falta um homem como Jango na conjuntura atual. Jango foi o primeiro a tentar renovar o nosso Brasil, por isso sofreu o que sofreu”, disse a deputada.

Discursaram também, na live, o deputado Pompeo de Mattos e vários deputados estaduais e lideranças políticas locais e regionais do PDT.

Todos prestando sua homenagem a João Goulart e resgatando sua memória. Entre os deputados falaram Afonso Mota, Eduardo Loureiro, Gerson Burmann e Luiz Marenco. O veterano Carlos Henrique Bastos também prestou sua homenagem a Jango.

SÉRGIO CRUZ